São Sebastião

A A
São Sebastião
PADROEIRO
20 de Janeiro

Data da fundação

16/07/1950

Setor

Vila Maria

Endereço

 Praça Stélio Machado Loureiro , 01 , Vila Guilherme

Contato

 (11) 2901-7346
 Atendimento da secretaria
De segunda a sexta-feira
08
00
17
00
Sábado
08
00
12
00
Breve história 

Por ter nascido em um dia 20 de janeiro, Guilherme Praun da Silva, era devoto de São Sebastião e, em sua homenagem, ergueu a capela no início da hoje Av. Joaquina Ramalho. 

Em 16 de julho de 1950, com o fim das obras da igreja, celebrou-se a primeira missa, passando a chamar-se de forma oficial “Paróquia de São Sebastião de Vila Guilherme”. Estava consolidada a doação daquele terreno, conforme carta enviada ao arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Duarte Leopoldo e Silva, em 31/10/37, comunicando-lhe sobre o ato, realizado dias antes, assinada pelo sr. Guilherme. 

A capela já houvera sido inaugurada em 20 de janeiro de 1922. 
Era comum, moradores e fiéis, saírem às ruas, com o objetivo de realizarem o “peditório (pedir aos moradores prendas e apoio econômico), para viabilizar as festas da igreja, comemoradas sempre no mês de junho e, com arrecadação em prol da construção da paróquia ou de obras sociais da mesma. O “peditório” consistia em os fiéis saírem de casa em casa ou comércio, acompanhados de músicos que, à medida que conseguiam os donativos, a “bandinha” tocava músicas da preferência dos doadores. As cédulas de dinheiro de maior valor eram penduradas no estandarte do santo padroeiro, com alfinetes, até no intuito de forçar o comerciante a doar maiores valores. Havia quermesses, leilões (das prendas angariadas), correio elegante (oferecimento de músicas para amigos, namorados...), nos moldes de cidades do interior. O “fogueteiro” era o “Benjaminzinho”, encarregado de soltar os fogos e rojões, avisando sobre a abertura dos festejos. 

Dentre os inúmeros párocos que passaram pela igreja, desde a sua fundação, que muito contribuíram para o desenvolvimento do bairro, destacamos o pe. Abel Gomes Leite, português de nascimento. Esse sacerdote projetava filmes (slide) nas paredes cobertas de panos, nos fundos da capela, para o deleite, principalmente, das crianças. 

O primeiro padre foi Mario Del Samir que celebrou o primeiro casamento celebrado na igreja, do sr. José Eloy de Oliveira com dona Elisa Justra de Oliveira.
Também sobre o Pe. Mário ele vendeu um veiculo italiano de sua propriedade e utilizou o dinheiro para ajudar na fundação da igreja. 

Fonte: Livro - São Sebastião e a Vila Guilherme - Memórias Paulistanas da Zona Norte 
Benedita da Conceição de Carvalho Silva e José de Almeida Amaral Junior

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia São Sebastião
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial São Sebastião

Sacramentos

Confissões