Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação

A evangelização é obra de comunicação do Evangelho do Reino de Deus ao mundo, de muitos modos e com meios diversificados. Jesus enviou os seus discípulos ao mundo como mensageiros da Boa Nova a todos os povos e até o fim dos tempos.

A Igreja, ao longo da História, realizou a sua missão, comunicando o “belo anúncio” pela palavra, pela arte e pelas mais variadas expressões da cultura dos povos. Hoje, com tantos e tão eficazes meios tecnológicos e ambientes de comunicação, a Igreja não pode deixar de aprimorar o desempenho de sua missão através dos muitos meios e modos de comunicação. O Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação da arquidiocese de São Paulo existe para promover, organizar, coordenar e aprimorar a comunicação a serviço da vida e da missão da Igreja.

Por isso, o Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo
(VICOM) é um organismo pastoral que tem a finalidade de promover a ação da evangelizadora da Igreja no campo da Comunicação, através dos agentes de pastoral, Meios de Comunicação Social e da pastoral da comunicação (PASCOM).

O VICOM orienta-se pelos ensinamentos da Igreja Católica, levando em conta especialmente suas orientações pastorais para a evangelização pela Comunicação.

O VICOM é coordenado por um Vigário Episcopal, nomeado pelo Arcebispo de São Paulo, em conformidade com as normas do Direito Canônico e com as orientações da Igreja particular de São Paulo.

São objetivos do VICOM em relação à Comunidade Eclesial (ad intra):
§1° Promover a boa comunicação como serviço eficaz à evangelização e ao testemunho público do Evangelho no mundo;
§2° Organizar, promover e coordenar a Pastoral da Comunicação em todas as instâncias da Arquidiocese de São Paulo: paróquias, comunidades, instituições e organizações eclesiais;
§3° Incentivar e coordenar a Pastoral da Comunicação (PASCOM) nas várias instáncias da vida e da organização da Arquidiocese;§4° Promover a formação e o acompanhamento dos agentes da PASCOM na Arquidiocese;
§5° Assessorar o Arcebispo e os Bispos Auxiliares no exercicio do seu ministério no que diz respeito a questões relacionadas à comunicação;
S6° Fomentar a comunicação na comunidade eclesial, entre as pessoas e os organismos pastorais e administrativos da Arquidiocese (movimentos, pastorais, associações e instâncias da Cúria
Metropolitana e sessões regionais);
§7° Articular pastoralmente, a serviço da vida e da missão da Igreja, os diversos setores da comunicação e das mídias na Arquidiocese, em especial, os pertencentes à própria Arquidiocese:
Jornal O SÃO PAULO, Rádio 9 de Julho, o Portal da Arquidiocese, o Folheto Litúrgico Povo de Deus em São Paulo, a PASCOM e outros (boletins, revistas, websites paroquiais..);
§8° Promover a relação da comunicação da Arquidiocese de São Paulo com a Santa Se (Dicastério para a comunicação Social), com a CNBB (nacional e regional), as Igrejas particulares e outras instâncias da Igreja.

E são objetivos do VICOM, nas relações da Igreja com a sociedade e com os MCS não eclesiais (ad extra):
§1° Promover a interação e o diálogo construtivo com a sociedade e a cultura;
§2° Cultivar a relação da Igreja com a Mídia e dessa com a Igreja, promovendo a ética na comunicação;
§3° Contribuir para a formação da opinião pública, de acordo com os princípios e ensinamentos da Igreja;
§4° Promover a presença pública da Igreja, divulgando e dando repercussão aos fatos da vida eclesial;
§5° Organizar a evangelização e a assistência religiosa aos profissionais da comunicação;
§6° Promover a relação pastoral da Igreja com o mundo da cultura, especialmente os artistas e os profissionais do espetáculo;
§7° Oferecer assessoria ao Arcebispo e aos Bispos auxiliares nas suas relações com a Comunicação Social e as mídias.