Sagrado Coração de Jesus

A A

Data da fundação

27/10/1940

Setor

Bom Retiro

Endereço

 Largo Coração de Jesus , 154 , Campos Elíseos

Contato

 (11) 3331-0162
 Atendimento da secretaria
Segunda-feira
08
00
12
00
De segunda a sexta-feira
13
00
17
00
Breve história 

A história do Santuário do Sagrado Coração de Jesus nos remete ao final do século 19, mais precisamente ao dia 24 de junho de 1881, quando Dom Lino Deodato, durante as solenidades da festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus, abençoava a pedra fundamental da Capela do Sagrado Coração de Jesus, uma iniciativa dos Vicentinos. 

A capela acabou cedendo lugar a uma nova construção – um grande santuário em honra ao Coração de Jesus -, que contou com o apoio de figuras eminentes da época, como Dona Veridiana Prado e o Conde Prates, e todo o povo paulistano.

Em 17 de novembro de 1901, sob a administração dos Salesianos de Dom Bosco, o templo foi inaugurado, tornando-se um Centro de irradiação de fé e devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

O Santuário mede 52 metros de comprimento por 22 metros de largura. A solene torre, que em 1922 era um dos três pontos mais altos da Cidade de São Paulo, mede 62 m, incluindo os 7 metros do pedestal e os 7 metros do Cristo Redentor. De estilo romano em forma basilical, é constituído de três naves, sendo as laterais abobadadas a meio arco central. Oito colunas de cada lado, simulam o mármore e separam a nave central das laterais. É o mais antigo templo de estilo clássico-renascentista de São Paulo. O Santuário do Sagrado Coração de Jesus marca o início da renovação da arte sacra na capital paulista. Os painéis e afrescos são obra de uma artista de Florença, Itália, que pediu à Igreja para manter seu nome no anonimato. 

Somente em 27 de outubro de 1940, Dom José Gaspar de Afonseca e Silva, então Arcebispo de São Paulo, erigiu canonicamente a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.


Pároco: Padre Bruno do Nascimento C. e Oliveira, SDB

Vigário Paroquial: Padre Ronaldo Luís de Souza Pereira, SDB


Missas 

Segunda-feira: 19h
De terça a sexta-feira: 7h - 19h
Sábado: 16h
Domingo: 08h30 - 10h -18h

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial Sagrado Coração de Jesus

Sacramentos

Confissões