Nota de falecimento de Dom Abade Joaquim de Arruda Zamith, OSB

A A
<p>Dom Abade faleceu na tarde de segunda-feira,10&nbsp;</p>
Publicado em: 12/11/2014 - 18:00
Créditos: Arquidiocese de São Paulo

A Ordem de São Bento comunicou o falecimento, na tarde de segunda-feira, 10, de Dom Abade Joaquim de Arruda Zamith, abade emérito do Mosteiro de São Bento de São Paulo.

O velório está sendo realizado no Mosteiro de São Bento de Vinhedo (SP), onde residia desde 2002. Nesta quarta-feira, 12, às 16h será celebrada Missa de Exéquias, presidida pelo arcebispo de Campinas, Dom Airton José dos Santos. Em seguida, o sepultamento será realizado no cemitério monástico.

Biografia
Dom Abade Joaquim de Arruda Zamith, OSB, nasceu em Campinas, SP, no dia 28 de julho de 1924.  Sua família era de Amparo, sendo seus pais Uberto de Siqueira Zamith e Collatina de Azevedo Arruda Zamith. Fez seus estudos primários no Externato Assis Pacheco e secundários no Colégio de São Bento de São Paulo.

Na preparação para a Escola Politécnica, participou do Movimento da Juventude Universitária Católica (JUC), mas, descobrindo a vocação monástica, logo ingressou no Mosteiro de São Bento de São Paulo, em fevereiro de 1945, estudando Filosofia e Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil, que na época se encontrava no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro.

Com o advento da Segunda Guerra Mundial, Dom Abade Joaquim, mesmo como religioso, foi obrigado a receber o treinamento militar, experiência que o marcou profundamente e da qual tirou proveito para toda sua vida.
Fez a Profissão Monástica Solene a 29 de março de 1948 e foi ordenado sacerdote a 23 de dezembro de 1950.  Pouco tempo depois, foi enviado a Roma para a Faculdade de Filosofia do Pontifício Instituto Ateneu de Santo Anselmo, onde obteve o Doutorado em junho de 1955.Voltando para seu Mosteiro, lecionou Filosofia durante 14 anos no Instituto de Filosofia do próprio Mosteiro de São Bento de São Paulo.

A partir de 1969, foi nomeado Prior do Mosteiro pelo seu Abade Dom Tito Marchese, OSB.  Em 1974, foi eleito Abade pela comunidade do Mosteiro de São Bento de São Paulo, cargo que exerceu até janeiro de 1989.
Durante os sete anos seguintes, os abades que o sucederam deram-lhe permissão para pregar retiros e ministrar cursos sobre Espiritualidade Monástica e Sagrada Escritura em muitos mosteiros de monjas e monges da Congregação Beneditina do Brasil, além de muitas congregações religiosas e também para o clero secular.

No Capítulo Geral de 1996, foi eleito Abade Presidente da Congregação Beneditina do Brasil, cargo que ocupou até completar o período de seis anos em 2002.

A partir dessa data, passou a residir no Mosteiro de São Bento em Vinhedo, SP, lecionando para os formandos da comunidade e assistindo nas atividades pastorais da comunidade.  Em 9 de abril de 2005, transferiu sua estabilidade para a Arquiabadia de Saint Vincent da Congregação Americano-Cassinense, desejando viver mais próximo de suas raízes.