Pessoal Italiana São Francisco de Assis e Santa Catarina de Sena

A A
São Francisco de Assis
PADROEIRO
04 de Outubro
Santa Catarina de Sena
PADROEIRO
29 de Abril

Data da fundação

08/01/1956

Setor

Catedral

Endereço

 Rua do Glicério , 225 , Liberdade

Contato

 (11) 3209-5388
 (11) 3207-7709
 Atendimento da secretaria
De segunda a sexta-feira
09
00
12
00
De segunda a sexta-feira
13
30
17
30
Sábado
10
30
12
00
Breve história 

Pároco: Padre Paolo Parise, CS


Missas 

Domingo: 11h (Italiano) 


História 

Diferentemente das paróquias territoriais, uma paróquia pessoal é voltada à assistência pastoral de um grupo de fiéis de determinada língua, etnia ou cultura, no caso, os imigrantes italianos e seus descendentes que residem em São Paulo.

Embora a Paróquia Pessoal Italiana São Francisco de Assis e Santa Catarina de Sena tenha sido oficialmente instituída em 1956, sua origem se confunde com a da Paróquia Nossa Senhora da Paz, fundada em 1940 e constituída pelos imigrantes italianos que viviam no antigo centro operário da cidade, localizado entre os bairros do Cambuci, Mooca e Liberdade.

Com o passar dos anos, os italianos se espalharam para outros bairros da cidade e acabaram se fixando nas paróquias mais próximas de suas casas. No entanto, sentiam falta de uma comunidade onde pudessem cultivar suas tradições religiosas, a língua e a cultura próprias. Então, nasceu uma paróquia pessoal voltada a esse público, dedicada aos santos padroeiros da Itália.  

Atualmente, é quase impossível contabilizar quantos italianos vivem na cidade de São Paulo. A maioria dos italianos natos que frequentam a comunidade chegou ao Brasil entre as décadas de 1950 e 1960. Também seus filhos, netos e demais descendentes, contudo, herdaram não apenas a tradição, como, também, a nacionalidade italiana e, por isso, também são considerados filhos da Itália. Muitas dessas famílias são ligadas a associações culturais de diferentes regiões italianas, que são responsáveis pela animação das missas.  

Há, ainda, uma estreita ligação com o Colégio Eugenio Montale, instituição de ensino localizada no Morumbi, na zona Sul, onde estudam inúmeros filhos de jovens famílias italianas que chegam ao Brasil. Todos os anos, uma média de 10 a 12 alunos fazem a primeira Eucaristia na Paróquia.

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia Pessoal Italiana São Francisco de Assis e Santa Catarina de Sena
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial Pessoal Italiana São Francisco de Assis e Santa Catarina de Sena

Sacramentos

Confissões