História

A A

Em 11 de fevereiro de 1966, o então Arcebispo de São Paulo, Cardeal Agnelo Rossi, dividiu a Arquidiocese de São Paulo em quatro regiões episcopais: Centro, Oeste, Norte e Leste. Cada uma estaria a cargo de um Bispo Auxiliar com a finalidade de descentralizar o trabalho pastoral e estar mais próximo dos Padres e do povo. No mesmo ano, Dom José Lafayete Ferreira Alves foi nomeado Vigário Episcopal para a Região Centro.

Em 1967, Dom Agnelo nomeou Monsenhor José de Matos Pereira, da Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria, Vigário Episcopal na Região Centro.

Em 1º de Novembro de 1970, Dom Paulo Evaristo Arns tomou posse como quinto Arcebispo Metropolitano de São Paulo, e, em 1973, nomeou Vigário Episcopal para a Região Centro Frei Vicente de Andrade Peluso, Dominicano. Em 25 de janeiro de 1975, a Arquidiocese passou a contar com novos Bispos Auxiliares, e Dom Paulo reservou para si a responsabilidade da Região Centro, assessorado por Dom José Thurler.

Em 1977, pela primeira vez aparece nos documentos referência à Região Episcopal Sé no lugar de Região Centro. Em agosto de 1978, Dom Paulo nomeia Cônego Décio Pereira, Vigário Episcopal da Região Sé, tornando-se bispo em 27 de maio de 1979.

Em 20 de junho de 1989, Dom Antônio Gaspar é nomeado Vigário Episcopal para a Região Sé, sendo substituído, em 10 de março de 2001, por Dom Manuel Parrado Carral.

Com Dom Manuel assumindo a Diocese de São Miguel Paulista (SP), o Papa Bento 16 nomeou no dia 23 de janeiro de 2008 Padre Tarcisio Scaramussa, SDB, para Bispo Auxiliar de São Paulo.

Dom Tarcísio foi acolhido pela Região Sé em março de 2008, e permaneceu Vigário Episcopal até 13 de setembro de 2014, quando foi transferido como coadjutor para a diocese de Santos (SP). Padre Aparecido Silva, Pároco na Igreja do Santíssimo Sacramento, assumiu a função de Vigário Episcopal até a nomeação de Dom Eduardo Vieira dos Santos, que foi acolhido pela região no dia 8 de fevereiro de 2015.

 

 

Dom José Lafayete Ferreira Alves

Dom José Thurler

Dom Décio Pereira

Dom Antônio Gaspar