Iniciação à vida cristã: “o querigma”

A A
25/07/2014 - 00:00

Querido leitor do JORNAL O SÃO PAULO, na edição anterior, refletimos brevemente sobre a iniciação à vida cristã. Naquela ocasião, vimos que a iniciação é um caminho feito de várias etapas que tem o objetivo de transmitir a uma pessoa uma identidade cristã. Como você pode perceber, as etapas pressupõem uma progressão rumo à maturidade na fé, uma caminhada feita de crescimento e de passagens, uma educação da fé que vai gradativamente avançando rumo à plena inserção na comunidade da Igreja. A primeira etapa desse itinerário é o pré-catecumenato que consiste no primeiro anúncio. Esse primeiro anúncio é conhecido também como “querigma”.

O primeiro anúncio ou querigma é a mensagem central que anuncia a ação e o oferecimento decisivos de Deus de salvar com a morte e a ressurreição de Jesus (cf. Rm 16,25; 1Cor 1,21; 15,3-5). Esse primeiro anúncio já contém o essencial. Podemos até dizer que contém tudo o que a iniciação cristã quer comunicar. Ao iniciante é oferecida a salvação em Jesus Cristo de maneira vital e existencialmente significativa.

O querigma, quando feito por cristãos maduros, responde a todas essas perguntas que inquietam o coração humano. É claro que o primeiro anúncio não responde a todas as dificuldades existenciais do ser humano, mas ele refulge com luz suficiente para iniciar uma nova caminhada, para provocar no iniciante uma ascensão, uma subida que promete a plena realização da pessoa e a salvação do mundo.

Note bem: o querigma não é todo o caminho, mas é seu início. Ou melhor: é mais do que só o início. É o oferecimento de um dom do qual dependem todos os passos a serem dados. É a percepção e a intuição do Mistério da fé que se oferece ao iniciante. A partir da aceitação do querigma, o iniciante pressente claramente que entrará numa caminhada cuja meta ele já vislumbra. Já no início, ao iniciante é oferecida a meta do caminho: Jesus Cristo, a comunhão com Deus, a unidade e a paz com os irmãos e as irmãs.

O querigma está no início, mas isso não significa que seja só o primeiro passo. Ele é mais do que isso. O primeiro anúncio oferece o vislumbre da meta, o abraço feliz do Pai que nos ama, nos espera e nos deseja.

Para que o primeiro anúncio aconteça realmente como oferta da salvação, é preciso que o anunciador esteja atento e identifique as perguntas fundamentais do iniciante, as suas inquietudes mais sofridas, a busca incessante de quem deseja se superar.

O efeito que o querigma se propõe realizar no iniciante é muito bem descrito por Santo Agostinho. Nas Confissões (X,27,38), ele descreve o que significou o seu encontro com Deus, depois de uma longa, sedenta e sofrida busca.

“Tarde te amei, Beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Tu estavas dentro de mim, e eu te buscava fora de mim. Brilhaste e resplandeceste diante de mim, e expulsaste dos meus olhos a cegueira. Exalaste o teu Espírito, e aspirei o teu perfume, e te desejei. Saboreei-te, e agora tenho fome e sede de ti. Tocaste-me, e abrasei-me na tua paz”.

De Cristo recebemos gratuitamente um tesouro precioso, como a beleza que não passa, como o amor incondicional e fiel de Deus.

Matéria publicada no Jornal O São Paulo - 22/07/204

Iniciação à vida cristã: “o querigma”