Secretários paroquiais participam de formação sobre sínodo arquidiocesano

A A
Padre Antonio Francisco Ribeiro falou sobre as etapas do sínodo, e destacou a importância da participação e acompanhamento por parte dos secretários
Publicado em: 21/03/2018 - 14:45
Créditos: Redação

Arquivo pessoal

Aconteceu na quinta-feira, 15, na sede da Cúria da Região Episcopal Lapa, o encontro de formação dos secretários e secretárias paroquiais. O Assistente Eclesiástico, Padre Antonio Francisco Ribeiro, falou sobre o sínodo arquidiocesano, cuja preparação foi iniciada em 2017. 

O primeiro passo deste caminhar sinodal é a paróquia, e nela todos devem ser envolvidos, realizando os encontros previstos e seguindo a orientação da Comissão Geral do sínodo arquidiocesano, que produziu um roteiro de encontros já distribuídos nas paróquias, todas convidadas a fazer a celebração de abertura e a programar as reuniões de seus grupos de reflexão. 

Padre Antonio falou sobre as etapas do sínodo, e destacou a importância da participação e acompanhamento por parte dos secretários, para que se mantenham informados e orientem os fiéis que procurarem informações nas paróquias. Também falou sobre o Ano Nacional do Laicato, cujo objetivo é estimular o protagonismo dos cristãos leigos na Igreja, aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão, e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade. 

Assim como a Campanha da Fraternidade, o Ano Nacional do Laicato não acontece de forma paralela ao sínodo, mas se integra a ele, como oportunidade de aprofundamento de certas questões refletidas pela Igreja. Padre Antonio falou que é uma oportunidade de provocar o estudo e a prática do Documento 105 da CNBB, do Documento de Aparecida e dos documentos do Magistério da Igreja, em especial do Papa Francisco sobre o laicato, e de estimular a presença dos leigos na Igreja e na sociedade.