Liturgia

Clero

Paróquias

Contato

Tutela de Menores

Brasão da Arquidiocese de São Paulo
Arquidiocese de São Paulo

"Deus habita esta Cidade. Somos suas testemunhas"

Tutela de Menores

Em 25 de março de 2023, com a nova publicação da Carta Apostólica em forma de Motu Proprio “Vos estis Lux Mundi”, o Pontífice determinou ulteriores regras para promover a tutela dos menores e das pessoas que habitualmente têm o uso imperfeito da razão, ou de adultos vulneráveis, contra delitos sexuais cometidos por clérigos, membros de Institutos de Vida Consagrada (IVC), de Sociedades de Vida Apostólica (SVA) e por moderadores de Associações Internacionais de Fiéis reconhecidas ou erigidas pela Sé Apostólica, e para prevenir o abuso de autoridade, para cometer delitos contra o sexto mandamento da Lei de Deus, dos mesmos sujeitos acima mencionados.

Nesta página estão disponíveis o Decreto e do Regulamento da Comissão Arquidiocesana de Tutela contra Abusos Sexuais a Menores e Adultos Vulneráveis, bem como o nome dos membros nomeados para a referida Comissão, que entra em vigor 27 de setembro de 2023. Também foram disponibilizadas as Diretrizes para a Proteção de Menores e dos Adultos Vulneráveis contra Abusos Sexuais. 

Com o decreto, a Arquidiocese de São Paulo, em comunhão com a Cátedra de São Pedro e o Colégio Episcopal, acolhe as determinações do Romano Pontífice no Motu ProprioVos estis lux mundi” e confirma e atualiza a Comissão Arquidiocesana para a Aplicação do referido Motu Proprio referente a abusos sexuais e outros delitos contra o 6º mandamento do Decálogo, praticados por clérigos, membros de Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica e moderadores das associações internacionais de fiéis reconhecidas ou erigidas pela Sé Apostólica.

Já o regulamento detalha as competências desta Comissão, sua estrutura de composição, atribuições de seus membros e do Arcebispo Metropolitano, os procedimentos para a apresentação de denúncias e sua apuração, bem como os deveres dos clérigos, membros de Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica e moderadores das associações internacionais de fiéis reconhecidas ou erigidas pela Sé Apostólica perante esta temática.

1. O texto do Motu Proprio do Papa Francisco (2023);

2. O Decreto da instituição da Comissão Arquidiocesana de Tutela contra Abusos Sexuais a Menores e Adultos Vulneráveis;

3. O Regulamento da Comissão Arquidiocesana de Tutela contra Abusos Sexuais a Menores e Adultos Vulneráveis (Modo de fazer as denúncias); 

4. Membros da Comissão Arquidiocesana de Tutela contra Abusos Sexuais a Menores e Adultos Vulneráveis

5. Diretrizes para a Proteção de Menores e dos Adultos Vulneráveis contra Abusos Sexuais