Santos Protomártires da Santa Igreja Romana
30 de junho
Logo após a celebração da memória de São Pedro e São Paulo, o calendário romano recorda os primeiros mártires da Igreja de Roma, que foram falsamente acusados por Nero de incendiar a Cidade em 19 de julho de 64 e, por isso, condenados à morte depois de muitas torturas.
A perseguição continuou até o ano 67.
