Liturgia

Clero

Paróquias

Contato

Tutela de Menores

Brasão da Arquidiocese de São Paulo
Arquidiocese de São Paulo

"Deus habita esta Cidade. Somos suas testemunhas"

Paróquia São Geraldo

Pároco

Padre

Data de Fundação

02/02/1914

Decanato

São João Evangelista

Endereço

Largo Padre Péricles, s/nº
Barra Funda

Contato

Site

E-mail

(11) 3667-0660
(11) 3667-0070

Expediente

Domingo – das 08:30 as 12:30 I 15:00 as 19:30

Sábado – das 10:00 as 12:30 I 15:00 as 19:30

De segunda a sexta-feira – das 09:30 as 13:00 I 15:00 as 19:30

História

A Paróquia de São Geraldo foi criada em 15 de fevereiro de 1914, pelo Decreto do Exmo. Sr. Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e foi desmembrada do território da Paróquia de Santa Cecília.

O seu primeiro pároco foi o zeloso Côn. Péricles Gomes Barbosa, que está sepultado na Matriz, sob o altar-mor.

Havia, neste bairro, em 1900, no Largo das Perdizes, uma Capela, muito pequena e pobre, dedicada à nossa Senhora da Conceição e Santa Cruz. E nesta Capela funcionou a primeira Matriz da nova Paróquia de São Geraldo.

A nova Matriz, como conhecemos hoje, foi inaugurada em 14 de fevereiro de 1932. O estilo da Igreja é Neo-Basilical Bizantino Romântico, com belíssimos vitrais e altares de mármore travertino italiano. No conjunto da matriz temos a Capela do Santíssimo Sacramento, decorada artisticamente pelo renomado artista Salvador Ligabue.

Em 1942 partiu da Matriz São Geraldo a solene e triunfal Procissão de Encerramento do IV Congresso Eucarístico Nacional, dirigindo-se para o local do Congresso, o Vale do Anhangabaú.

Para “repicar” à saída da procissão, foi doado, pelo então Arcebispo de São Paulo, um grande Sino, chamado “Bronze Velho”, que havia pertencido à antiga Sé Metropolitana, e repicou anunciando à cidade a proclamação da Independência do Brasil. Este Sino, tombado pelo Patrimônio Histórico é também chamado de “Sino da Independência” e pesa 2.500Kg.

A Matriz de São Geraldo é, sem dúvida, um marco da arquitetura artística da cidade de São Paulo e um dos mais belos templos da cidade.

O atual Pároco de São Geraldo das Perdizes é o Pe. José Augusto Schramm Brasil que, mesmo antes de sua Ordenação Sacerdotal em 19 de novembro de 1983, já colaborava nos trabalhos paroquiais desta comunidade. Em 1990 foi nomeado Pároco.

Párocos

  • Côn. Péricles Gomes Barbosa foi o primeiro pároco. Sua sepultura encontra-se sob o altar-mor da Matriz
  • Mons. Deusdedit de Araujo
  • Mons. Victor Nickelson
  • Mons. Grilli
  • Mons. Expedito Marcondes
  • Pe. Paulo Santana
  • Côn. Ulisses Antonio Salvetti
  • Pe. José Augusto Schramm Brasil, atual pároco

Sino da Independência
A Matriz abriga em sua torre o famoso Sino que badalou em grande festa, na torre da antiga Igreja da Sé, anunciando a Independência do Brasil, em 07 de setembro de 1822. Por doação do E.mo Sr. Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva, o Sino encontra-se desde o IV Congresso Eucarístico Nacional em 1942 no campanário da Matriz de São Geraldo. Foi tombado pelo “Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo”, como peça de grande valor histórico.