Paróquia Santa Teresa de Jesus – Itaim Bibi
Pároco
Frei Atanael de A. Lima, O. Carm.
Data de Fundação
24 de março de 1940
Decanato
São Tomé
Endereço
Rua Clodomiro Amazonas, 50, Itaim Bibi
Contato
(11) 3168-8323
(11) 3168-5567
Expediente
Sábado – das 08:00 as 12:00 I 13:00 as 17:00
De segunda a sexta-feira – das 08:00 as 21:30
D. José Gaspar de Afonseca e Silva, Arcebispo de São Paulo, deliberou aumentar o número de paróquias, em razão do crescimento da população. No dia 20 de março de 1940 assinou decreto criando a Paróquia Santa Teresa de Jesus de Vila Olímpia, desmembrada da Paróquia de São José de Vila América, e que abrangia o Itaim Bibi, Vila Nova Conceição e Vila Olímpia. Foram assim delimitadas as divisas da Paróquia: Paróquia de Pinheiros, começando no ponto de interseção da Av. Cidade Jardim com a rua Iguatemi; segue pela Av. Cidade Jardim até o rio Pinheiros. Segue por este no até alcançar o córrego das Fiandeiras. Com a Paróquia de Ibirapuera: pelo córrego das Fiandeiras atravessando a Estrada de Santo Amaro. Com a Paróquia de Indianópolis: segue o córrego das Fiandeiras, entra no córrego Uberaba, entra na rua Barão do Triunfo e depois na rua França Pinto.
Com a Paróquia de São Francisco de Assis de Vila Clementino: segue pela Auto-estrada onde se encontra com a rua França Pinto até encontrar o córrego do Sapateiro. Com a Paróquia do Jardim Paulista: segue pelo córrego do Sapateiro, entra na rua Fernando Borges, sobe a Estrada de Santo Amaro e entra na rua Anajás. Com a Paróquia de Vila América: segue pela rua Anajás, entra na rua Pedroso Alvarenga até alcançar a rua Iguatemi e por esta até alcançar o ponto de interseção da Av. Cidade Jardim.
Diz o Livro do Tombo: “A nova Paróquia terá por padroeira e titular a gloriosa Santa Teresa de Jesus, cuja festa se há de celebrar anualmente com pompa e religioso esplendor”.
“Pelas sete horas da manhã, na Matriz provisória de Santa Teresa de Jesus de Vila Olímpia”, tomava posse o seu primeiro vigário frei Domingos Godjin. A primeira missa foi celebrada no dia 10 de setembro de 1940, às 9 horas. Foi um dia de grande festa na Chácara Itaim.
Na Matriz Provisória foi comemorado pela primeira vez a festa da padroeira no dia 20 de outubro de 1940 “precedida de novena muito concorrido”.
