Liturgia

Clero

Paróquias

Contato

Tutela de Menores

Brasão da Arquidiocese de São Paulo
Arquidiocese de São Paulo

"Deus habita esta Cidade. Somos suas testemunhas"

Paróquia Santa Cecília

Pároco

Padre

Data de Fundação

27/05/1966

Decanato

São João Evangelista

Endereço

Avenida Otacílio Tomanik, 1555
Rio Pequeno

Contato

Site

E-mail

(11) 33315195

Expediente

Sábado – das 08:00 as 12:00 I 14:00 as 19:30

De segunda a sexta-feira – das 08:00 as 12:00 I 14:00 as 19:30

História

Embora haja divergências no que concerne a data da fundação da Igreja de Santa Cecília, sabe-se que em 1860, moradores da cidade de São Paulo fizeram um abaixo-assinado requerendo à Câmara Municipal a construção de um templo em honra a Santa Cecília e também em honra a São José.

Na mesma época, um terreno havia sido doado para essa finalidade, na região oeste da cidade, no largo do Arouche entre a Rua América e a antiga Estrada de Campinas.

Em abril de 1861, foi depositada a pedra fundamental e construída no local uma capela provisória, de madeira, dotada de corredores laterais e um altar principal.

Passou a ser conhecida como “Capela de São José e Santa Cecília”, que subsistiu por onze anos. Por isso comemora-se sua fundação em 21 de abril.

No ano de 1882, foi promovida a construção de uma nova igreja com todas as regras de arte e quem faz o projeto é o engenheiro Luís Pucci, conhecido por ter projetado a Casa de Misericórdia de São Paulo.

Em 1895, a partir de seu desmembramento foi realizada a construção da Igreja de Santa Cecília, desta vez elevada a Paróquia no local onde atualmente está situada.

Seu primeiro vigário foi o Padre Duarte Leopoldo e Silva, que futuramente seria o primeiro Arcebispo de São Paulo. Ele permaneceu na paróquia por 6 anos, organizando os fundamentos da paróquia e idealizou a construção de uma igreja definitiva e contratou Benedito Calixto e Oscar Pereira da Silva para para pintar os murais e as telas que adornam a igreja.

Foi o terceiro pároco, Monsenhor Pedrosa, que conseguiu fundos para terminar de vez a igreja, adquiriu o órgão e resguardou um dos sinos da antiga Igreja da Sé que tocou nas festividades da Independência.

A paróquia foi definitivamente inaugurada em 1901.

Em 1947 veio o Padre Lino dos Santos Brito e em 1988 iniciou o trabalho do Pe. Alfredo Nascimento Lima, que restaurou toda a Igreja, criou mais horários de missas, atende diariamente a comunidade e os fiéis e está até os dias atuais na Paróquia.

A Igreja de Santa Cecília possui, em sua decoração 6 painéis que estão posicionados de forma cronológica da esquerda para a direita e retratam ciclo de vida e morte de Santa Cecília, abrangendo desde o Batismo de Valeriano, seu esposo, até os funerais de Santa Cecília.

Há, também, dois painéis representando a conversão e martírio de Pedro Correa e João de Souza e painéis com alguns santos martirizados: São Tarcísio, São Lourenço, Santo Estêvão e São Piónio de Esmirna.

Além disso, conta com painéis dos doze primeiros bispos de São Paulo e dos doze primeiros papas martirizados.

Na cúpula da Igreja de Santa Cecília estão representadas as quatro virtudes CARITAS, JUSTITIA, FIDES e SPES.

A Paróquia foi um dos santuários jubilares no ano de 2000 e é considerada uma das igrejas mais bonitas da cidade.