Liturgia

Clero

Paróquias

Contato

Tutela de Menores

Brasão da Arquidiocese de São Paulo
Arquidiocese de São Paulo

"Deus habita esta Cidade. Somos suas testemunhas"

Paróquia São José Esposo da Virgem Maria

Pároco

Padre

Data de Fundação

19/03/2004

Decanato

São Tiago Zebedeu

Endereço

Rua dos Gauleses, 266
Jardim Guanca

Contato

Site

E-mail

(11) 2949-5906
(11) 2579-0995

Expediente

Domingo – das 08:00 as 12:00

Sábado – das 09:00 as 12:00 I 15:00 as 19:00

De segunda e quarta-feira – das 14:00 as 18:00

De segunda, terça e sexta-feira – das 09:00 as 12:00 I 14:00 as 18:00

História

Se dermos asas à imaginação e voltarmos ao ano de 1973 em fração de segundos estaríamos na garagem da Rua 35, número 5, (atualmente Rua Alfredo Borges Teixeira), onde Dona Conceição Aparecida da Silva Escobar deu o primeiro passo para a formação de um sonho: o surgimento da história da Paróquia São José. Graças a sua garra e determinação teve o apoio de seu marido e conhecidos do bairro do Jardim Guancã, onde cederam sua casa para a realização de missas e orações ao Santíssimo na sua garagem.

De oito casais, a comunidade começou a crescer e se uniram em torno de um único ideal: construir no Guancã a Igreja São José após alguns anos de muito esforço e determinação. Faziam passeatas, procissões, até que no ano de 2003, enviadas pelo D. Joel Ivo Catapan, as freiras Nely e Nélia, ambas do colégio Santa Luiza de Marilac, com todo o esforço deram um incentivo com a esperança de Deus para impulsionar a todos a continuar com esse objetivo mesmo quando a cruz ficava pesada.

Nesse período alguns padres eram convidados para celebrar missas e formar equipes de reflexão do Evangelho, dentre eles: José João Sobrinho Marques, Benedito Florêncio de Saudosa Memória, José Cavalcante, Euclides Augusto Escobar. Organizavam quermesses como Festa do Chopps, para arrecadar fundos a fim de erguer nossa Igreja, na época de D. Joel. Aos poucos, firmes na fé, a igreja estava a caminho de ser paróquia, D. Odilo enviou Padre Robson que junto à comunidade nos orientou e isso nos enche de júbilo e fervor. E assim disse Jesus: “Se eles não me Louvarem, até as pedras falaram”. E é por causa da fraternidade, caríssimos, que conseguimos nos unir, concretizando a coragem inicial de Dona Conceição, os sacrifícios das freiras e o evangelismo dos padres.

Somos eternamente gratos por tudo que fizeram e assim dizermos de boca cheia: PARÓQUIA SÃO JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM MARIA. Baseado na homenagem de Nélia Chaía, 2003.

A doação da imagem de São José à Paróquia.

A partir do ano de 1973, além de rezarem missas e orações ao Santíssimo faziam diversas procissões pelo bairro do Jardim Guancã, onde uma delas teve um grande significado para a nossa história: a imagem de São José.

A procissão era uma forma de adorarem ao Senhor Jesus na esperança de reunirem mais fiéis na ajuda da construção da Paróquia. Muitas vezes recebiam a visita de fiéis de outras paróquias próximas ao Jardim Guancã, dentre elas a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Vila Sabrina.

Graças à união de Deus por nossos irmãos e irmãos na terra e no céu que está próximo, tivemos a honra de receber de suas mãos no ano de 1979 a imagem de São José, que pertencia a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Em forma de agradecimento esse seria um dos motivos para que a nossa Paróquia tenha levado o nome de São José Esposo da Virgem Maria.

A imagem que desde então se tem localizado do lado direito da Paróquia emociona muitos fiéis ao olhá-la, pois é a representação que temos do padroeiro protetor da Paróquia.

Os Párocos de nossa São José.

“Em Homenagem ao Pe. Roberto Alfonso Romero Monsalve e a todos os padres que passaram e passarão pela nossa eterna Paróquia, nosso eterno coração”.

No início da segunda etapa do loteamento, a comunidade da igreja de Vila Medeiros adquiriu quatro lotes prevendo a formação de uma nova comunidade católica. A primeira missa foi celebrada ainda sobre terreno limpo pelo Padre Cogmi, numa tarde de sábado. Logo a comunidade realizou cercado do terreno e construiu uma capela em madeira onde havia iluminação e ventilação. Fato curioso: existia um sino de bronze pequeno que fazia um som agudo fraco. Sr. Sebastião já de idade avançada, tinha satisfação em batidas contínuas. A irmã Nélia assistia a comunidade que se engatinhava, prestando toda assistência espiritual e pastoral. O nome Sta. Luiza de Marilac foi em homenagem a ela que pertencia àquela congregação. O primeiro Padre nomeado para ficar a frente da comunidade foi o Padre Cezar, que esteve aproximadamente por dois anos.

A construção definitiva foi feita em torno da antiga capela de madeira. O padre Cezar levou a construção até a laje de cobertura ainda ancorada. Ficou patente naquela ocasião a igreja de pedra e a igreja viva teria que caminhar juntos. Padre Roberto Romero de descendência chilena sucedeu o Padre Cezar que era de descendência italiana. Muitos tiveram a oportunidade de sentir a presença de Jesus na pessoa de Padre Roberto. Padre Roberto fortaleceu a igreja viva e por seguinte a igreja de pedra avançou bastante até a colocação de vidros e portões. Padre Edmilson sucedeu o Padre Roberto com sua morte. Padre Edmilson ainda jovem deu grande impulso na formação espiritual da comunidade. A comunidade se fortaleceu ainda mais sobre a base construída pelo Padre Roberto. Padre Edmilson desejava permanecer, porém foi transferido para igreja do Tanque Velho.

O Padre Antonio Carlos (Kaka) capelão militar sucedeu Padre Edmilson. Padre Antônio Carlos era pároco da igreja São Francisco que afincou e ajudou muito a igreja São José principalmente na construção. Padre Eduardo (Jardim Brasil) sucedeu por pouco tempo o Padre Antônio Carlos. Após o Padre Eduardo vários Padres sucederam, em curtos períodos. Padre Reinaldo foi um dos Padres que ficou seis anos. Após sua saída foi a vez de Padre Arnaldo e passou a dar assistência juntamente com a comunidade do Jardim Brasil.

Finalmente com a passagem de igreja para Paróquia, Padres da congregação São José assumiram a comunidade da Paróquia São José Esposo da Virgem Maria como o Padre Robson e por último e recente Padre Francisco. Obrigado por fazerem parte da nossa linda história.