Liturgia

Clero

Paróquias

Contato

Tutela de Menores

Brasão da Arquidiocese de São Paulo
Arquidiocese de São Paulo

"Deus habita esta Cidade. Somos suas testemunhas"

Paróquia Nossa Senhora do Pilar

Pároco

Pe.

Data de Fundação

11/02/1958

Decanato

São Marcos

Endereço

Rua Salvador Mastropietro, 153, Parque Sevilha

Contato

E-mail
(11) 2021-8003

Expediente

Sábado – das 09:00 as 15:00

De segunda a sexta-feira – das 08:00 as 12:00 I 13:30 as 17:00

História

Em 9 de agosto de 1956, no Cartório Hildeberto Vieira de Mello – 19º Tabelião de Notas, foi registrada a doação do terreno, situado à Rua Salvador Mastropietro, 37 (antigo), caracterizando a doação localizada por dona Hermínia Amélia de Freitas, junto à Mitra Metropolitana de São Paulo, objetivando a construção de uma igreja em honra à Nossa Senhora de Sion.


Em novembro de 1956, Dom Paulo Rolim Loureiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, motivado pela constante invasão de igrejas e seitas protestantes na região leste, convocou o Pe. José Ricardo da Silva, português, 48 anos, recém ordenado, pároco da Igreja Santa Luzia, a fim de mobilizar a população local do Parque Sevilha na organização comunitária, visando a construção do prédio de uma igreja no endereço acima citado, levantando a metragem da área do terreno doado: 1.500 m2.


Em 26 de março de 1957, foi Fundada a “Associação Católica Amigos da Estrada de Vila Ema”, sem fins lucrativos, tendo como diretor o Pe. José Ricardo da Silva e 8 pessoas, entre presidente, secretários e orados, e 21 pessoas do Conselho. Para a construção da igreja, foram feitas campanhas e os comerciantes que faziam as doações. Algumas pessoas contribuíram muito para que o prédio fosse construído: Guilherme Gomes, Reinaldo Passos, Dr. Armin Lopes, Manoel Eduardo de Arruda, Ervin Brentzel, Hermelindo Milanello, Osvaldo Pires, Prof. Alberto Soegtros, João Joaquim Araújo, Eugênio Corazza e José Paro.


Em 25 de dezembro de 1957, foi inaugurada a Capela Nossa Senhora do Pilar, com a presença de Dom Paulo Rolim Loureiro, que concelebrou a Eucaristia juntamente com o Pe. José Ricardo da Silva (pároco da Paróquia Santa Luzia). Aos domingos, eram celebradas missas pelos padres José Ricardo e Eugênio Shiviniski, reitor do seminário da FAI – Ipiranga e seminaristas que auliavam na Catequese.


O Decreto da Criação da Paróquia Nossa Senhora do Pilar foi em 11 de fevereiro de 1958. No dia 26 de março de 1960, às 17h00, foi procedida a leitura da Criação da Paróquia e a posse oficial do primeiro vigário da paróquia, Pe. Paulo Koelen, de origem belga, recém ordenado, ministrada pelo Bispo Dom Paulo Rolim Loureiro. Até então, os registros de Pastorais, Congregações e Sacramentos Ministrados eram registrados nos livros da Paróquia Santa Luzia e São Pio XII.


Um dos momentos mais difíceis da Paróquia foi a demolição da antiga igreja, por estar infestada de cupins e prestes a desabar, e a construção da igreja atual, no início da década de 90. Na época, a igreja foi transferida para uma capela improvisada no piso inferior do Salão Paroquial. Através de muitas doações e campanhas, foram superadas as dificuldades na reconstrução:


• 1991 – lançamento do 1º carnê, via Banco Itaú, para angariar fundos para a reconstrução

• 9/1994 – para dar continuidade na 2ª fase da obra (lajes) foi feita uma rifa de um carro zero km

• 6/1995 – lançamento da segunda rifa (carro zero km) para angariar fundos para prosseguimento das obras

• Foram fabricados tijolinos e os paroquianos adquiriam e faziam sua doação

• Campanha para a fachada e pintura da Igreja

• Campanha do piso

• Bancos da igreja foram restaurados – trabalho doado pelos Srs. Argemiro Rameli, Antonio Carlos Pomepu e Antonio Orlandeli