Pároco
Pe.
Data de Fundação
21/04/1960
Decanato
São Marcos
Endereço
Rua das Valerianas, 168
Vila Bela
Contato
E-mail
(11) 2341-9681
Expediente
Domingo – das 08:00 as 10:00
Sábado – das 08:00 as 11:30
De terça a sexta-feira – das 08:00 as 11:30 I 13:00 as 17:00
História
Dia 21 Janeiro de 1954 chegou a São Paulo – São Caetano do Sul, Pe. Nicolau Mariano Ivániv da Ordem de São Basílio Grande, da Congregação que são e foram todos os padres que aqui trabalharam e trabalham. Pe. Nicolau tomou posse de Reitor da Missão Ucraíno-Católica em lugar do Reverendíssimo Pe. José Skulski, este era diocesano, o qual foi transferido pelo Excelentíssimo Cardeal Dom Jaime de Barros Camara para o Rio de Janeiro.
O Pe. Nicolau foi acolhido pelos padres Estigmatinos na sua casa residencial ,onde ficara até construir a própria residência.
Nesta data, no dia 24 de Janeiro de 1954, Pe. Nicolau Mariano Ivániv, rezou a primeira Santa Missa na Matriz Velha de São Caetano do Sul,para fiéis Ucranianos.
Aos 14 de Janeiro de 1955, chegoua São Paulo Pe. João Irenarco Malaniak, no lugar de Pe. Nicolau Mariano Ivániv que por motivos de doenças foi transferido para Ivaí-Paraná.
Desde Natal, 25 de Dezembro de 1955, diariamente celebra-se a Santa Missa já nesta provisória Igreja de Imaculada Conceição, que foi benzida e inaugurada por sua Excelência Senhor Cardeal Dom Jaime de Barros Camara,aos 18 de Dezembro de 1955.
Igreja, ou melhor, são (cripta) não possui ainda nada, sem janelas, portas provisórias, sem piso, sem reboque. Essa construção era acima das possibilidades e recursos dos imigrantes Ucranianos, que não são numerosos e quase todos pobres e operários.
Pe. João Irenarco Malaniak reside e se alimenta na família do Felipe e Ana Kosimenko.
Aos 23 de Janeiro de 1956, vem de Prudentópolis Pe. Cristóforo Miskiw trazendo Cr$ 138.523,20 ( cento e trinta e oito mil e quinhentos e vinte três cruzeiros e vinte centavos), dinheiro da Congregação de São Basílio, para pagar a primeira prestação da divida – empréstimo feito no Banco Real do Progresso S. A. em São Caetano do Sul. Já antes da Congregação tinha enviado 288.523 mil cruzeiros para pagar a “ Construtora Engenhex”. A Congregação de São Basílio também paga em 16 de Janeiro 10.050 ( dez mil cruzeiros e cinqüenta centavos) para o engenheiro Aric Hanitzsch. O projeto da igreja, o engenheiro, o material e operários era pagos pela Congregação São Basílio. Aos poucos fazem festinhas e uma ou outra doação ajudam a construção.Por esse motivo o Pe. João se obriga a trabalhar como simples operário, porque as fontes de renda e cooperação eram mínimas.
Dia 26 de Janeiro de 1956 chegam do Paraná três irmãs da Congegação da Imaculada Virgem Maria, que são: Glafira Múdrek, Gertrudes Hladka e Aloisia Bóiko que dão inicio para reunir o povo e ajudar o Pe. João na formação da comunidade.
Dia 17 de Abril de 1957 Pe. João envia um pedido ao Bispo Auxiliar de São Paulo Dom Paulo Rolim, o qual aceita o pedido para atender e celebrar a Santa Missa para os fiéis do rito Latino.Enviam uma carta párea Roma solicitando essa exigência dos fiéis Latinos.
Aos 26 de Março a Congregação de São Basílio envia 70.000 ( setenta mil cruzeiros) para pagar o empréstimo no Banco Real do Progresso.
Aos 24 de Junho foi feita uma reunião. Assunto: mensal contribuição dos paroquianos para urgentes necessidades da Igreja.Logo nos dias seguintes Pe. João com alguns da Comissão percorrem Vila Bela e Vilas vizinhas pedindo auxílio em dinheiro para esta igreja, que tem muitas dívidas, e do Paraná já não tem condições de tanto ajudar.Foi arrecadado 15.000 ( quinze mil cruzeiros) e a dívida a ser paga urgentemente era de 150.000 ( cento e cinqüenta mil cruzeiros) .Para esse fim a Congregação doou 135.000 ( cento e trinta cinco mil cruzeiros ).
Aos 16 de Dezembro foi feita a quermesse pela colônia Ucraniana ,para arrecadar fundos para dar continuidade a construção. Quermesse rendeu 30.000 ( trinta mil cruzeiros).
Aos 17 de Dezembro 1956 Pe. João viajou para Prudentópolis- Paraná, afim de comunicar que não tem condições mínimas de viver. A vida é caríssima. Recurso quase nenhum. O povo absolutamente não ajuda.O sacerdote, apesar de não poder sobreviver ainda é obrigado a ajudar a construção da igreja.Voltou com sacolas cheias de alimento e mais uma quantia de dinheiro para pagar os operários e material.
Em 1957 os fiéis do rito Latino começaram a rezar a novena para Nossa Senhora, no mês de Maio.
Aos 22 de Junho chega a noticia de Roma,dando autorização para o Pe. João Irenarco Malaniak, atender os fiéis do rito latino.Esta carta foi enviada por sua Excelência Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, Arcebispo do Rio de Janeiro.
Pe. João Malaniak trabalhou até 30 de Julho de 1971, aqui nesta Paróquia Esgotado fisicamente e por isso também começou a manifestar fraquezas pessoais.Pelos problemas que passou na formação da comunidade da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, foi atacado pelo câncer. Trabalhou ainda alguns anos numa Paraóquia de Francisco Morato. Muito doente, foi transferido para Curitiba onde faleceu dia 3 de Abril de 1978.Foi sepultado em Ivaí- Paraná.
Pe. João deu a sua vida pela comunidade de Vila Bela.
Aos 5 de Agosto é nomeado Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, Pe. Basílio Simbalista .Logo, aos 10 de Outubro de 1971 é escolhida uma comissão que constava de seguinte membros:
- Presidente: Natal de Jesus Foltran
- Vice- Presidente: Severino Marinussi
- 1º Tesoureiro: Nelson Mendes
- 2º Tesoureiro: Adolfo Busso
Também foi escolhida a primeira equipe de liturgia, que constava de seguintes membros: José Sebastião Pereira, Luiz Giopatto, Mário Andreoti, José Prado, Antonio Maseloni, Vasco Silva e Maria Beloni.
Para ajudar Pe. Basílio veio o Pe. Rafael Letóski, que permaneceu em São Paulo 4 meses, de 5 de Julho à 15 de Dezembro de 1971.Deste dia veio do Paraná o Pe. Agostinho Ditkum.Em 20 de Fevereiro de 1973 Pe. Agostinho volta para o Paraná e em seu lugar vem o Pe. Teodósio Kutinski.Este trabalhou aqui nesta Paróquia até no dia 29 de Fevereiro de 1980.Deste dia o Pe. Agostinho foi transferido para Curitiba-Paraná e em seu lugar toma posse de Vigário Pe. Bonifácio Zaluski. Aos 3 de Janeiro de 1986 Pe. Melécio é transferido para Prudentópolis- Paraná e em seu lugar vem o Pe. Demétrio Zappe.
No tempo que Pe. Agostinho esteve em nossa Paróquia foi formada uma equipe de Liturgia.Porém com o passar dos dias, essa equipe foi desfazendo e acabando em nada.Com a vinda do Pe. Bonifácio, devido a sua comunicação fácil com o povo, foi ganhando a simpatia de todos e foi novamente formada a equipe. No começo foi tudo muito bem, mas as pessoas caem na rotina, sem ter dentro de si a fé necessária e também um pouco de responsabilidade. Porque no geral as pessoas praticam religião de um modo autônomo sem querer assumir qualquer trabalho mais sério. Acham que vir a missa aos domingos é tudo. Daí a nossa dificuldade em realizar trabalhos mais concretos e objetivos, por falta de elementos.
Atualmente a equipe é pequena, restando os mais persistentes, que lutam no crescimento dos trabalhos paroquiais.
Por isso, aproveitamos o momento para convidar a todos que se comprometem com nossa equipe,m porque religião não é só rezar e sim trabalhar no movimento religioso.Porque se Cristo, fez na Eucaristia, um milagre de amor,vamos amara esse gesto maravilhoso, doando nosso trabalho, nossa dedicação,todo nosso amor, no crescimento da nossa fé em Deus. Vamos retribuir a Jesus, um pouco do muito que Ele fez por nós. Vamos ajudar os padres da nossa Paróquia, porque sem ajuda da comunidade eles nada podem fazer.Vamos todos de mãos dadas dar a eles essa ajuda. Vamos aproveitar a vida, que Deus nos deu,para realizar coisas úteis e a proveitosas e não simplesmente, passar por essa mesma vida, sem deixar o fruto do nosso trabalho, para pagar um pouco da nossa grande dívida, que temos com Cristo, para redimir nossos pecados.
Liturgia em uma paróquia é mais do que um grupo que cuida da preparação e desenvolvimento de uma missa.
É uma reunião de todas as pessoas que cuidam da preparação de todas as missas da paróquia, principalmente das missas dominicais. É o conjunto das pessoas que respondem pelo ministério de todos os sacramentos em uma Paróquia: Crisma, Matrimonio, 1ª Eucaristia, Batismo, etc.Este encontro deve servir como oportunidade para tentarmos a reunião de todas essas pessoas. Formar realmente uma Equipe de Liturgia.
Os párocos e seus auxiliares no decorrer dos tempos
- Pe. Nicolau Ivaniu (Pároco)
- Pe.Irenarco João Malaniak ( De até Janeiro de 1976) (Pároco)
- Pe. Basílio Orestes Cembalista ( De Janeiro/1971 até Dezembro /1976) (Pároco)
- Pe. Teodosio Adriano Kuczynski/Kutchenskei ( De Maio /1973 até Fevereiro/1980)
- Pe. Agostinho Josafat Ditkum ( De Dezembro/1971 até Fevereiro/1984) (Pároco)
- Pe. Melécio Pedro Krauczuk ( De Março/1980 até Dezembro/1985)
- Pe. Demetrio J. Zappe ( De Janeiro/1986 até Dezembro /1987)
- Pe. Marcos Henko ( De Março/1988 até Dezembro 1988)
- Pe. Bonifácio Zaluski ( De Março/1984 até Novembro/1989) (Pároco)
- Pe. Mario Lachovicz ( De Julho/1989 até Fevereiro /1992)
- Pe. Jovino Fereutz ( De Setembro/1989 até Janeiro /1990) (Pároco)
- Pe. Volodemer Koubetch ( De Maio/1990 até Janeiro /1991)
- Pe. José Novossad ( De Março/1991 até Dezembro /2000) (Pároco)
- Pe. Teodoro Hanicz ( De Junho/1991 até Janeiro/1997)
- Pe. Venceslau Francisco Krokosz ( De Fevereiro/1997 até Setembro/2005)
- Pe. Moacyr Leczuk ( De Janeiro/2001 até Março/2002) (Pároco)
- Pe.Mario Zavirski ( De Maio/2002 até Março/2005) (Pároco)
- Pe. Antonio Nazarko (pároco) ( De Janeiro/2005 até março 2016)
- Pe. Marcio Adriano Krefer ( De Outubro de 2005 até janeiro de 2015)
- Pe. Januario Lucavei , Outubro de 2014 até março 2016)
- Pe. Neomir Doopiat Gasperin, fevereiro 2016 até junho 2019
- Pe. Moacyr Leczuk, Pároco de abril de 2016 até maio 2020
- Pe. Josafat Vozivoda, Abril de 2016 até atualmente
- Pe. Josafat vozivoda, nomeado pároco 30 de maio de 2020.
- Pe. Estefano Elton Wonsik, de fevereiro de 2019 até atualmente