Pároco
Pe. Antonio Laureano
Data de Fundação
18/09/1967
Decanato
Santo André
Endereço
Rua Epiacaba, 590
Vila Arapuá
Contato
E-mail
(11) 2946-0634
Expediente
Domingo – das 08:00 as 12:00
Sábado – das 08:00 as 12:00 I 14:00 as 18:00
De terça a sexta-feira – das 09:00 as 12:00 I 14:00 as 18:00
História
A colocação da pedra fundamental da nova igreja, no dia 18 de setembro de 1967, marcou o nascimento da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida da Vila Arapuá. Até então, a animada comunidade reunia-se em uma pequena capela para refletir a Palavra de Deus,sempre atenta às necessidades espirituais e sociais do bairro. Nunca faltou o olhar e a proteção de Maria, através da bela imagem de Nossa Senhora das Mercês e, depois, de Nossa Senhora Aparecida, escolhida como padroeira. Pequenos e grandes sacrifícios marcaram a construção da igreja. A vida eclesial ia crescendo através do profético trabalho de vários sacerdotes, a dedicação de congregações religiosas e de seminaristas, e o incansável testemunho de fé de leigos comprometidos. As comunidades, as pastorais e os movimentos começam a se desenvolver.
Na Vila Cristália, a Comunidade Imaculada Conceição constrói a sua igreja com a generosidade dos moradores e se torna cada vez mais fraterna, orante e organizada, ainda mais com a presença do Santíssimo Sacramento. No Condomínio Residencial Parque Imperial, a Comunidade Tereza de Calcutá acontece nas missas no salão de festas, nos estudos bíblicos, nas visitas e oração nas casas, na catequese e no espaço de relacionamento fraterno como antídoto para a solidão e a desesperança. A Congregação das Servas dos Senhor é uma “presença de Maria” para todos. Na Comunidade Nossa Senhora Aparecida cresce a piedade eucarística, a comunicação, a acolhida e o amor entre todos. Aumenta a atenção e o carinho para com as crianças, os adolescentes, os jovens e a “melhor idade”. Torna-se efetiva, afetiva e profética a organização e a dedicação para com os que mais sofrem, especialmente os doentes, os migrantes, os desempregados e os que não têm alimento.
A nova harmonia dos ambientes celebrativos e de formação bíblica-catequética-pastoral reflete o crescimento e o aprofundamento de uma vida espiritual e impulsiona o surgimento de diferentes carismas a serviço de todos. As assembleias e os encontros dos conselhos de pastoral e de administração tornam-se experiências de comunhão e participação a partir de um grande amor à Igreja. Sintonizada com a caminhada pastoral e missionária arquidiocesana, como “Comunidade de Comunidades”, a paróquia vai descobrindo e atuando novas e modernas potencialidades. Um estilo de “Igreja-comunhão”, que se que se vai aprendendo a viver passo a passo, rumo à celebração do Jubileu de Ouro da Paróquia, em 2017.