História
A partir de 1970, um grupo de moradores do Parque Taipas, iniciou a doação de sopa para famílias e crianças carentes sobre a coordenação do Padre Pedro.
Em 1978 um grupo do bairro da Pompéia percebendo o crescimento das famílias no Parque de Taipas, construiu o prédio no referido terreno. A partir daí as irmãs Monfortinas deram continuidade na doação de sopas e deram início a uma escola de reforço na alfabetização de crianças, jovens e adultos. Este trabalho se manteve por 27 anos até o ano de 2005. Neste local funciona hoje a Comunidade São Pio, antigo Centro de Juventude (CJ).
A partir de 1990 o Parque Taipas começou a se desenvolver rapidamente crescendo também o número de Evangélicos.
Com a saída das Irmãs Monfortinas, chegaram as Irmãs Mercedárias que deram início a um trabalho pastoral propriamente dito com a assistência do Padre Pitter que propôs a escolha de Santo Antônio como Padroeiro do Parque Taipas.
No ano de 1993, o Padre Edmilson assume como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores e determinou que a missa semanal da Comunidade Santo Antônio fosse celebrada em algumas residências no domingo as 9:00 horas, quando também se criou a Pastoral do Dízimo. Nesta ocasião foi comprada a primeira imagem de Santo Antônio abençoada pelo Padre Edmilson e determinou-se que no dia 13 de cada mês fosse celebrada a missa do Padroeiro. Teve início também a catequese das crianças, a 1ª Eucaristia desse grupo foi celebrada pelo Padre Edmilson em dezembro de 1993. Neste ano aconteceu também a Primeira Novena de Natal.
Em 1994, formou-se o primeiro grupo de catecumenato Crismal com 21 jovens, que se encarregaram, também, da Festa de Santo Antônio.
Em Dezembro 1995, Dom Angélico visitou a comunidade e conferiu o sacramento do crisma dos jovens crismandos.
Aos 26 de julho de 1996 a Comunidade adquiriu um terreno localizado na Travessa 03 no Parque Taipas, com o objetivo de construir a Capela Santo Antônio. A aquisição do terreno deu-se através de doações e diversos eventos mensais.
Em 15 de dezembro de 1996, em celebração presidida pelo Padre Lucimar, sete adolescentes receberam a sua 1ª Eucaristia.
Em 29 de dezembro o Padre Edmilson celebra sua missa de despedida na Comunidade. Foi transferido para a Paróquia Mãe de Deus. Em janeiro de 1997 o Padre Valdir assume como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores e celebra sua 1ª missa na Comunidade Santo Antônio.
Em março de 1999 realiza-se a 1ª Assembleia, na qual é escolhido o 1º Conselho Pastoral Comunitário, onde se constituiu as principais pastorais que deram vida a comunidade.
Ainda em 1999 aconteceram: em 14 de abril, a 1ª Tarde de Louvor e consagração do Grupo de Oração. Em junho, a festa de Santo Antônio foi preparada com um Tríduo e, dia 13, a Festa do Padroeiro. Em outubro, em celebração presidida pelo Padre Valdir, 40 crianças fizeram sua 1ª Eucaristia.
O ano de 2000 foi marcado pela visita de sua Eminência, o Cardeal Dom Cláudio Hummes, no mês de junho. Que celebrou a missa solene de Corpus Christi, seguida de procissão pelas ruas do bairro.
A catequese das crianças da 1ª Eucaristia seguia com cerca de 80 crianças e o Catecumenato Crismal com cerca de 50 jovens.