História
O bairro teve início em 1580, quando o bandeirante Manoel Preto, se instalou em uma fazenda, na Vila de São Paulo após 26 anos de sua fundação.
Manoel e sua esposa, Águeda Rodrigues, após obterem despacho favorável em 29 de Setembro de 1615, ao requerimento de provisão que fizeram, pelo motivo de não poderem cumprir suas obrigações religiosas na vila, juntamente com sua gente, iniciaram a construção de uma capela dedicada à virgem sob a denominação de Nossa Senhora da Esperança ou da Expectação.
O nome do bairro originou-se devido à festa em que se recitavam as antífonas iniciadas com o vocativo “Ó”, de vésperas, no breviário romano, na proximidade do natal.
Em 1796, foi inaugurada a nova igreja dedicada à Virgem do Ó, construída onde hoje se situa o “Largo da Matriz Velha”, e se tornou Paróquia pelo alvará de constituição de 15 de Setembro de 1796, concedido pela Rainha de Portugal.
Essa igreja foi destruída em 1896, quando ao tentar espantar com fogo, um enxame de abelhas instaladas na torre, o sacristão a incendiou. A atual igreja foi inaugurada em 1901, construída em local próximo da anterior, na praça da matriz, que lembra muito uma cidadezinha do interior. Existem construções antigas, anteriores ao séc. XX, que permeadas das novas construções criam um misto de nostalgia e progresso.