História
Em 1830 Jaraguá era uma enorme fazenda com 1.863 alqueires, que pertencia D. Gertrudes Galvão de Oliveira e Lacerda, viúva do Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão.
A herdeira de D. Gertrudes, Ana Eufrosina, casou-se com o Dr. Rafael Araújo Ribeiro e tiveram 14 filhos, dentre eles está a Lucrecia Leme de Araújo, casada com Teófilo Azambuja, que comprou a fazenda da família e no ano de 1889.
Os filhos da casal Azambuja venderam a casa da Fazenda e o morro do Jaraguá ao Sr. Carlos de Paiva Meira.
A outra parte do terreno, ou seja 1.649 alqueires foi doado pela senhora Lucrecia Azambuja e seus filhos a Cúria Metropolitana para a construção de uma igreja no bairro do Jaraguá, que pertencia a paróquia de Nossa Senhora da Expectação, Freguesia do Ó.
A escritura de doação do terreno foi realizada no ano de 1933. Em dezembro de 1934 foi colocada a pedra fundamental da igreja numa solenidade presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Gastão Liberal Pinto, que na ocasião ministrou o Sacramento da Crisma a 240 fiéis numa missa campal.
Os Frades Franciscanos Menores se instalaram nessa paróquia para iniciar um trabalho missionário, por iniciativa de Frei Martinho e lançaram em 1947 a construção da residência franciscana. Aqui desenvolveram um grande trabalho de evangelização. Juntamente com a fundação da paróquia, os frades fundaram a comunidade religiosa das Catequistas Missionárias de São Francisco, que até hoje estão na paróquia.
Em 1966 os Franciscanos se retiraram da paróquia que foi entregue ao Arcebispado e o então Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Agnelo Rossi, convidou os Padres de Schoenstatt (ISCH) para que assumissem a paróquia.
No dia 13/06/66 o Pe. Roberto Ostheimer, juntamente com o Pe. Gilberto Cavanni assumiram a paróquia em nome dos Padres de Schoenstatt.
Naquela época a paróquia se estendia de Jaraguá a Vila Clarice, e uma grande parte da Rodovia dos Bandeirantes até a Rodovia Anhanguera.
Hoje a paróquia está limitada aos bairros de Jaraguá, Cidade d’Abril, Chica Luiza, Vila Nova Jaraguá, Bandeirantes e São João.
Desde 1966 os Padres de Schoenstatt tem fixado sua residência aqui, onde está localizada a Casa Central dos Padres no Brasil, um Santuário de Schoenstatt, uma casa de retiros a Casa José Kentenich. Há poucos anos fundaram também um abrigo para menores carentes e um centro educacional para jovens da comunidade local que leva o nome de Centro Educacional Catarina Kentenich.