Liturgia

Clero

Paróquias

Contato

Tutela de Menores

Brasão da Arquidiocese de São Paulo
Arquidiocese de São Paulo

"Deus habita esta Cidade. Somos suas testemunhas"

Paróquia São Rafael

Pároco

Pe. José Adelson Maria Ramos das Mercês, CRSP

Data de Fundação

28/06/1935

Decanato

Santa Maria e São José

Endereço

Largo São Rafael, s/nº, Mooca

Contato

(11) 2292-4528

Website
E-mail
Facebook
Instagram

Expediente

Secretaria
Segunda a sexta-feira: 08h às 12h e das 14h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Missas
Domingo: 09h, 11h e 18h
Segunda-feira: 16h e 19h
Terça a sexta-feira: 19h
Sábado: 16h

Confissões
Quinta-feira: 16h às 18h

História

Páscoa de 1935. Havia 32 anos que os Barnabitas tinham chegado ao Brasil, com presença consolidada nos estados do Pará e Rio de Janeiro, trabalhando durante 20 anos no Maranhão. A fundação de uma casa em São Paulo era um antigo desejo, principalmente pelo fato de, concentrando atividades industriais, acolher grande população estrangeira, sobretudo os imigrantes italianos.

O intento realizou-se quando, a conselho do Cardeal do Rio de Janeiro, naquela época, Dom Sebastião Leme, e o Arcebispo de São Paulo Dom Duarte Leopoldo e Silva convidou os Barnabitas a fundarem uma Paróquia no bairro operário da Mooca, então Parque Industrial de São Paulo. Pe. Savino Agazzi, Pe. José Lanzi e Ir. José de Araújo Góes foram os pioneiros.

Funcionando nos primeiros tempos no barracão de uma fábrica, iniciaram a cuidar daquela população — mais de 50 mil —, que se encontrava sem assistência ministerial da Igreja, possuindo a fama de anticlerical. Isto explica a grande ênfase dada à catequese das crianças e dos adultos, às celebrações festivas, às visitas nas casas e nas fábricas.

Em junho de 1937, era lançada a pedra fundamental de um belíssimo templo em estilo gótico moderno, concluído em 1950. A partir de 1965, o Pe. Mário Fontana ergueu um Centro Social de sete andares que além de abrigar as obras pastorais da paróquia, contém uma creche para crianças carentes que funciona até hoje.