Paróquia São Carlos Borromeu – Belém
Pároco
Cônego Tarcísio Marques Mesquita
Data de Fundação
1 de janeiro de 1948
Decanato
Santa Maria e São José
Endereço
Rua Conselheiro Cotegipe, 933 - Belenzinho
Contato
Telefones Fixos: (11) 2081-7096 ou (11) 2081-7092
WhatsApp: (11) 94993-5173
Expediente
SECRETARIA PAROQUIAL
De segunda a sábado, das 8 às 17h
(das 12 às 13h, fecha para almoço)
Domingo, das 9 às 13h
(não abre no 3⁰ domingo do mês)
MISSAS
De segunda a sexta, às 7h
Segunda também às 19h30
Sábado, às 15h
Domingo, às 8h, 10h30 e 19h
A Paróquia São Carlos Borromeu do Belenzinho é muito conhecida em sua região por possuir uma moderna arquitetura com inúmeros e belíssimos vitrais que chamam atenção, além de contar com 03 grandes salões de festas anexos, o que faz com que muitos noivos a escolham para se casar, mas com certeza esses não são os únicos fatores. A Paróquia São Carlos Borromeu possui uma comunidade viva e dinâmica voltada principalmente para a família. Realiza todo ano encontros de casais, conta com várias pastorais e movimentos que abrangem desde a criança até o idoso.
1948- A Igreja São Carlos Borromeu foi desmembrada da Paróquia São José do Belém e escolhida pelos Agostinianos para ser a Casa Canônica dos Religiosos Agostinianos da Província de Castela.
1948- Instalação da comunidade agostiniana em São Paulo formada pelo Padre Vicário, Antimo Del Pozo, Padres João Garcia e Anacleto Alvarez na casa de número 922, alugada pelo Conselho Vicarial na Rua Conselheiro Cotegipe.
1950- Nomeação do Pe. Antimo Del Pozo como primeiro vigário da Paróquia São Carlos Borromeu pelo Cardeal de São Paulo.
1962 – Aprovação do projeto da nova igreja, casa paroquial e centro social, elaborado pelo arquiteto Dr. Gyula Schawab, a pedido do então vigário, Pe. Valentin Diez, o Conselho Vicarial, sob responsabilidade do Pe. Matias Boñar.
1972 – Inauguração da Paróquia na arquitetura atual com a celebração Eucarística presidida pelo Cardeal da Arquidiocese do Estado de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, concelebrada pelo Revmo. Padre Provincial da Espanha, Aureliano Garcia, Padre Vicário Provincial do Brasil, Valentin Diez, contando também com a presença do Sr. Governador do Estado, Laudo Natel, além de autoridades civis e militares.
