Paróquia Santo Antônio de Lisboa
Pároco
Cônego Marcelo Monge
Data de Fundação
07/08/1967
Decanato
São Lucas
Endereço
Rua Euclides Pacheco, 1980, Vila Gomes Cardim
Contato
E-mail
(11) 2097-5493
Expediente
Domingo – das 07:00 as 19:00
Sábado – das 08:00 as 17:00
Segunda-feira – das 08:00 as 18:00
Terça-feira – das 11:00 as 17:00
Quarta-feira – das 08:00 as 20:30
Quinta-feira – das 08:00 as 20:00
Sexta-feira – das 08:00 as 20:00
História
A Comunidade Santo Antônio de Lisboa possui aproximadamente 70 anos, passando de capela à Paróquia no dia 07 de agosto de 1967. Portanto, em 2011 comemoramos 44 anos da criação da paróquia. O primeiro Pároco foi Pe. João Ritz. E devido às dificuldades, principalmente quanto às condições do prédio da Igreja, e às necessidades dos movimentos e pastorais em formação, Pe. João Ritz deu início às primeiras festas em homenagem ao Padroeiro Santo Antônio, festejado no dia 13 de junho. Conforme registros e relatos, oficialmente comemoramos o Padroeiro há 31 anos. Mas, a festa já acontecia quando ainda a Comunidade era uma pequena e simples Capela, freqüentada pelos moradores do Bairro Tatuapé, que nem possuía ruas asfaltadas, cuja maioria era de imigrantes e chacareiros portugueses.
Foi crescendo conforme os anos se passavam e tornou-se muito conhecida e freqüentada, devido ao Bolinho de Bacalhau e outros atrativos. Do salão paroquial, passou para a rua, tamanha a quantidade de pessoas que participavam da festividade. Muitas barracas eram distribuídas pela Rua Euclides Pacheco, com comidas e bebidas típicas, e também de diversão infantil (peixinho). Por alguns anos, foi até montado palcos para apresentações de danças típicas portuguesa e junina.
Tornando-se uma festa de grande porte, onde cerca de 200 pessoas voluntárias trabalham de forma incansável para que ela aconteça, foi necessário algumas mudanças para que continuasse com o sentido religioso e familiar. Passou a ter somente barracas pertencentes à Igreja, podendo assim, ter maior controle de bebidas alcoólicas, pois a maioria dos freqüentadores era, e ainda é, de jovens e adolescentes. A partir de 2011, a festa possui seguranças de empresa privada e conta com auxílio de atendimento móvel de saúde.
A última reforma da paróquia foi realizada no ano 2004 pelo Pe. Odair Calezulato. Assim, foi solicitada às Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, o uso da Capela Regina Mundi para as atividades e celebrações da paróquia. Mas, por fim, foi feito um contrato com as Irmãs e a Capela ficou sob os cuidados pastorais da paróquia com um vigário paroquial na pessoa do Pe. Denílson Geraldo, tornando-se uma Região Pastoral da nossa Região Episcopal Belém. Com a finalização da reforma da paróquia, foi feita a dedicação da igreja no dia 25 de setembro com a presença de Dom Claudio Hummes, até então Arcebispo de São Paulo.
Os Padres Palotinos administraram a paróquia e pertencem à Província São Paulo Apóstolo com sede em São Paulo anexa a Paróquia São João Batista (Vila Carrão). Também cuidam de outras paróquias vizinhas: A Paróquia Santa Marina (Vila Carrão), a Paróquia São Vicente Pallotti (Vila Antonina), e a Paróquia Rainha dos Apóstolos (Vila Monumento – Ipiranga).
Os párocos que trabalharam na paróquia foram: Pe. João Ritz (faleceu em 31/12/2009), Pe. Francisco Costetti, Pe. Roque Kiefer, Pe. Francisco Navarro, Pe. Odair Calezulato, Pe. Lourival Hélio de Araújo e atualmente o Pe. Alex de Lima.