Liturgia

Clero

Paróquias

Contato

Tutela de Menores

Brasão da Arquidiocese de São Paulo
Arquidiocese de São Paulo

"Deus habita esta Cidade. Somos suas testemunhas"

Paróquia Santo Antônio de Lisboa

Pároco

Cônego Marcelo Monge

Data de Fundação

07/08/1967

Decanato

São Lucas

Endereço

Rua Euclides Pacheco, 1980, Vila Gomes Cardim

Contato

E-mail
(11) 2097-5493

Expediente

Domingo – das 07:00 as 19:00

Sábado – das 08:00 as 17:00

Segunda-feira – das 08:00 as 18:00

Terça-feira – das 11:00 as 17:00

Quarta-feira – das 08:00 as 20:30

Quinta-feira – das 08:00 as 20:00

Sexta-feira – das 08:00 as 20:00

História

A Comunidade Santo Antônio de Lisboa possui aproximadamente 70 anos, passando de capela à Paróquia no dia 07 de agosto de 1967. Portanto, em 2011 comemoramos 44 anos da criação da paróquia. O primeiro Pároco foi Pe. João Ritz. E devido às dificuldades, principalmente quanto às condições do prédio da Igreja, e às necessidades dos movimentos e pastorais em formação, Pe. João Ritz deu início às primeiras festas em homenagem ao Padroeiro Santo Antônio, festejado no dia 13 de junho. Conforme registros e relatos, oficialmente comemoramos o Padroeiro há 31 anos. Mas, a festa já acontecia quando ainda a Comunidade era uma pequena e simples Capela, freqüentada pelos moradores do Bairro Tatuapé, que nem possuía ruas asfaltadas, cuja maioria era de imigrantes e chacareiros portugueses.

Foi crescendo conforme os anos se passavam e tornou-se muito conhecida e freqüentada, devido ao Bolinho de Bacalhau e outros atrativos. Do salão paroquial, passou para a rua, tamanha a quantidade de pessoas que participavam da festividade. Muitas barracas eram distribuídas pela Rua Euclides Pacheco, com comidas e bebidas típicas, e também de diversão infantil (peixinho). Por alguns anos, foi até montado palcos para apresentações de danças típicas portuguesa e junina.

Tornando-se uma festa de grande porte, onde cerca de 200 pessoas voluntárias trabalham de forma incansável para que ela aconteça, foi necessário algumas mudanças para que continuasse com o sentido religioso e familiar. Passou a ter somente barracas pertencentes à Igreja, podendo assim, ter maior controle de bebidas alcoólicas, pois a maioria dos freqüentadores era, e ainda é, de jovens e adolescentes. A partir de 2011, a festa possui seguranças de empresa privada e conta com auxílio de atendimento móvel de saúde.

A última reforma da paróquia foi realizada no ano 2004 pelo Pe. Odair Calezulato. Assim, foi solicitada às Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, o uso da Capela Regina Mundi para as atividades e celebrações da paróquia. Mas, por fim, foi feito um contrato com as Irmãs e a Capela ficou sob os cuidados pastorais da paróquia com um vigário paroquial na pessoa do Pe. Denílson Geraldo, tornando-se uma Região Pastoral da nossa Região Episcopal Belém. Com a finalização da reforma da paróquia, foi feita a dedicação da igreja no dia 25 de setembro com a presença de Dom Claudio Hummes, até então Arcebispo de São Paulo.

Os Padres Palotinos administraram a paróquia e pertencem à Província São Paulo Apóstolo com sede em São Paulo anexa a Paróquia São João Batista (Vila Carrão). Também cuidam de outras paróquias vizinhas: A Paróquia Santa Marina (Vila Carrão), a Paróquia São Vicente Pallotti (Vila Antonina), e a Paróquia Rainha dos Apóstolos (Vila Monumento – Ipiranga).

Os párocos que trabalharam na paróquia foram: Pe. João Ritz (faleceu em 31/12/2009), Pe. Francisco Costetti, Pe. Roque Kiefer, Pe. Francisco Navarro, Pe. Odair Calezulato, Pe. Lourival Hélio de Araújo e atualmente o Pe. Alex de Lima.