Liturgia

Clero

Paróquias

Contato

Tutela de Menores

Brasão da Arquidiocese de São Paulo
Arquidiocese de São Paulo

"Deus habita esta Cidade. Somos suas testemunhas"

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

Pároco

Pe. Juliano Maroso Gonçalves

Data de Fundação

08/12/1939

Decanato

Santa Maria e São José

Endereço

Rua João Soares, 13, Quarta Parada

Contato

Website

E-mail

(11) 2606-8309

Expediente

De segunda a sexta-feira – das 08:30 as 12:00
De segunda a sexta-feira – das 13:30 as 17:00

Sábado – das 08:30 as 12:00

História

Em 29 de junho de 1926, foi lançada a “Pedra Fundamental” da Capela Nossa Senhora de Lourdes. O acontecimento agitou a Vila Regente Feijó (atual Água Rasa), cuja população era escassa na época. Muitas chácaras, dezenas de casas e a vontade do sr. José Maria Cardoso, doador do terreno, em ver a região se desenvolver fizeram desse ato um dos mais importantes da época.

A doação do terreno demonstrava a preocupação do sr. José Maria Cardoso com a prática religiosa e a Educação dos moradores, fazendo constar na escritura de doação uma cláusula que fixava o prazo de 10 (dez) anos, a contar daquela data, para que a Igreja fosse entregue ao culto, e uma outra cláusula que estipulava a instalação e funcionamento de uma Escola Paroquial para a alfabetização das crianças do bairro. Sendo que, o não cumprimento do acordo anularia a referida doação. Diante disso, a Comissão Construtora e a comunidade da época iniciaram a arrecadação dos valores necessários com quermesses, rifas, etc. A primeira quermesse foi um sucesso com inúmeras barracas, banda de música, muita dança e até fogos. Tudo sob a luz dos “lampiões de carbureto”. Os devotos doavam leitões, cabritos, patos, abóboras e outros produtos da região para incentivar o leilão. Durante a construção da Capela, muitas ações foram desenvolvidas e as famílias, movidas pela fé, se empenhavam no trabalho de arrecadação. Em 11 de novembro de 1926 foi inaugurada a Capela de Nossa Senhora de Lourdes e realizado o primeiro batizado no local, a criança recebeu o nome de José Maria Vargas. Logo após, teve início as aulas de catecismo para crianças com as catequistas Almerinda Vargas, Maria Vieira e Augusta (posteriormente Irmã Vicentina). As missas dominicais eram celebradas a cada 15 (quinze) dias. Em casa de Olímpia Vargas, depositária da chave da Capela, era servido o café para o sacerdote celebrante que, naqueles tempos, celebrava em jejum absoluto. Também foram criadas as Associações de Nossa Senhora de Lourdes e da Santa Infância. E, em 21 de abril de 1929 foi fundada a Conferência Vicentina de Nossa Senhora de Lourdes.

A comunidade cresceu, novos membros surgiram e a vida religiosa da Capela se tornou intensamente ativa. Padre Francisco foi transferido e seu substituto Padre Lino continuou a obra. Semente plantada e frutificada, Padre Lino foi substituído pelo Padre Walter Bonten, um entusiasta do movimento que assumiu a liderança, junto com os fiéis, e pode com muita alegria comemorar a elevação da Capela de Nossa Senhora de Lourdes para Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes em 1939. Padre Walter Bonten foi designado primeiro vigário da paróquia, e dessa maneira surgiu a primeira Casa Paroquial na av. Regente Feijó, 418, propriedade cedida por da. Olímpia Vargas. nova Sacristia e Salas de Reunião e Expediente.

Em 1944, a comunidade crescente e envolvida com a atividades da Paróquia, clamou por uma Igreja maior e mais espaçosa, só possível com a aquisição de um grande terreno na Rua João Soares. Ali, todo dia 11 (desde outubro de 1944) eram realizadas a benção de Nossa Senhora de Lourdes, a exemplo do que ocorria em Lourdes, na França. Multidões de fiéis começaram a frequentar o local.

Em 21 de outubro de 1948 foi lançada a pedra fundamental da nova Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, durante administração de Padre Mathias Wirtz.

Em 1950, coube a Padre Clemente Dethmar a missão de construir a nova Igreja. O bairro já bastante povoado e com boas condições econômicas, abraçou fervorosa e ativamente a missão.

O marco da construção inicial foi a gruta, usada em todo dia 11 para a tradicional benção. Padre Clemente e os paroquianos foram incansáveis nas inúmeras campanhas promovidas: Dos tijolos; Das tesouras (madeiramento do telhado); Das telhas; Dos vitreaux; Dos sinos; E, finalmente dos bancos. Em 11 de fevereiro de 1958 foi inaugurada a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, um belíssimo trabalho resultante da comunhão entre paroquianos.

Toda a estrutura paroquial foi transferida para a nova Igreja e as antigas construções foram cedidas para as Irmãs Franciscanas, com o compromisso de continuar a obra de ensino, hoje Colégio Nossa Senhora de Lourdes Nos anos 60 foi realizado o acabamento da Igreja, um dos mais belos da região.

Durante os anos 70, a Igreja ganhou novos salões paroquiais, dependência para velório e outras melhorias.

A chegada dos anos 80 trouxe novamente para a Paróquia a comunidade ativa e novos grupos pastorais. Ainda nos anos 80, foi construída a Creche Padre José que já atendeu milhares de crianças da comunidade e de arredores.E através do Centro de Juventude os jovens foram agregados e recebem acompanhamento de estudos.

Em 1988, a Congregação do Verbo Divino devolveu a adimistração da paróquia para a Arquidiocese de São Paulo, que nomeou o Pe. João Carlos Chini como pároco.

Hoje, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes olha, orgulhosa de sua origem, para o bairro ao seu redor, lembrando que de uma escritura de doação nasceu a união da Fé com a Educação. E, do comprometimento da população com os ensinamentos de Jesus, ergueu-se a magnífica Casa do Senhor, administrada pelo atual pároco Padre Juliano Maroso Gonçalves.