Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários
Pároco
Pe. Lorenzo Nacheli
Data de Fundação
Decanato
Santa Maria e São José
Endereço
Rua Almirante Brasil, 125, Mooca
Contato
(11) 2796-6016
(11) 91056-4097 – WhatsApp
Expediente
Não informado
História
Em cabine especial do trem “Vera Cruz” da 6ª Divisão-Central da Rede Ferroviária Federal, chegou a Belo Horizonte, no dia 12 de julho último, em transito para Brasília, um “fac-simile” da imagem visitadora de Nossa Senhora Aparecida, ofertada pela União dos Ferroviários Católicos da Central ao Presidente Emilio Garrastazu Medici.
A imagem, que veio acompanhada pelos Srs. José Jordão da Silva, presidente da União, Francisco Simeão de Góes, presidente da 1ª Regional da mesma entidade, na Guanabara e Arsênio de Oliveira, coordenador das visitas, foi recebida, na estação local, por uma comissão de ferroviários da Central, tendo a frente o jornalista José Lara, da Assistência de Relações Públicas da ferrovia e diretor de VIAFER.
Após o desembarque, foi a imagem levada a Agência, onde permaneceu por alguns instantes, sendo conduzida, em seguida, para a sede do 3º Distrito de Transportes, na Rua Januária, em cujo “hall” foi solenemente entronizada, ali recebendo, durante todo o dia, as homenagens de todos os ferroviários, inclusive dos que exercem sua atividade nas oficinas do Horto Florestal.
Volta à estação
Às 18 horas, foi a imagem conduzida, novamente, em procissão, ao saguão da estação da Central, onde permaneceu durante toda a noite, sob a guarda do Corpo de Segurança da Ferrovia, sendo alvo, mesmo em horas tardias, do culto dos fiéis, não só ferroviários como também de transeuntes notívagos.
Missa
No “hall” da estação, a santa imagem permaneceu até a tardinha do dia seguinte, e após a missa solicitada pela comissão da recepção, foi levada, em procissão para o “hall” da estação da 5? Divisão Centro-Oeste, de onde, às 23 horas do dia seguinte, dia 14, partiu para Brasília, em trem noturno da mesma ferrovia.
Palácio
A chegada na Capital Federal, foi a imagem recepcionada por numerosa comissão oficial, tendo a frente o Coronel Otávio Costa, chefe da Assessoria Especial de Relações Públicas da Presidência da Republica, sendo, a seguir, entronizada na Capela do Palácio Alvorada, ali recebendo o culto do presidente Médici, de sua esposa, D. Scyla, e de todos os membros dos gabinetes civil e militar.
Origem do Culto
O culto à Nossa Senhora Aparecida nasceu de uma promessa feita à Virgem pelo ferroviário paulista Henrique Teixeira, já falecido, que fundou a União dos Ferroviários Católicos da Central do Brasil (UFCCB), a qual se transformará, dentro em breve, na União dos Ferroviários Católicos do Brasil.
Padroeira do Brasil, a virgem Aparecida tomou-se também padroeira dos ferroviário por decreto do arcebispo Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, que para ela obteve também a aprovação papal.
Peregrinação
Desde a fundação da UFCCB, em 1930, a santa Imagem Peregrina já percorreu várias ferrovias, sendo de destacar-se o fato histórico da presença da Santa no primeiro trem que chegou em Brasília, no dia 21 de abril de 1968, conduzida por membros da entidade, do Rio e de São Paulo, em trem da Centro-Oeste.