Vicariato Episcopal da Caridade Social

O Vicariato Episcopal da Caridade Social é um organismo que tem o objetivo de organizar, incentivar, orientar, acompanhar e dinamizar as iniciativas de caridade social como “expressão do testemunho da fé cristã e da vida nova do Reino de Deus ‘já presente no meio de nós’ (cf. Lc 17,21)”, como ressaltou Dom Odilo, no decreto de criação do vicariato.

Este Vicariato Episcopal possui um regulamento próprio, promulgado pelo Arcebispo, que trata da sua organização e competências, sublinhando a sua missão de elaborar diretrizes norteadoras das ações caritativas, de modo a assegurar a unidade e a comunhão no exercício da caridade na Arquidiocese. O regulamento também trata da formação e capacitação de agentes e voluntários para a promoção da caridade. É também competência do Vicariato Episcopal da Caridade Social propor a criação de um Observatório da Caridade na Arquidiocese.

“A promoção da caridade pessoal, comunitária e social é parte da missão evangelizadora da Igreja, conforme ensinou o Papa Francisco na exortação apostólica Evangelii gaudium (2013), sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual”, afirmou o Cardeal Scherer, em artigo publicado no dia 10 de julho, no qual enfatizou que com a criação de um Vicariato Episcopal da Caridade Social será possível fortalecer a identidade cristã das instituições e das ações sociais e caritativas promovidas pela Igreja Católica nos seus diversos setores, favorecendo, ao mesmo tempo, o testemunho público da fé, “mediante as obras de misericórdia, de caridade e de justiça, sem as quais ninguém entrará na vida eterna (cf. Mt 25,31-46), a valorização da vida e da dignidade humana, tendo como referência fundamental o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja”.