Liturgia

Clero

Paróquias

Contato

Tutela de Menores

Brasão da Arquidiocese de São Paulo
Arquidiocese de São Paulo

"Deus habita esta Cidade. Somos suas testemunhas"

Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários

Pároco

Pe. Lorenzo Nacheli

Data de Fundação

Decanato

Santa Maria e São José

Endereço

Rua Almirante Brasil, 125, Mooca

Contato

(11) 2796-6016
(11) 91056-4097 – WhatsApp

Website

E-mail

Expediente

Não informado

História

Em cabine especial do trem “Vera Cruz” da 6ª Divisão-Central da Rede Ferroviária Federal, chegou a Belo Horizonte, no dia 12 de julho último, em transito para Brasília, um “fac-simile” da imagem visitadora de Nossa Senhora Aparecida, ofertada pela União dos Ferroviários Católicos da Central ao Presidente Emilio Garrastazu Medici.

A imagem, que veio acompanhada pelos Srs. José Jordão da Silva, presidente da União, Francisco Simeão de Góes, presidente da 1ª Regional da mesma entidade, na Guanabara e Arsênio de Oliveira, coordenador das visitas, foi recebida, na estação local, por uma comissão de ferroviários da Central, tendo a frente o jornalista José Lara, da Assistência de Relações Públicas da ferrovia e diretor de VIAFER.

Após o desembarque, foi a imagem levada a Agência, onde permaneceu por alguns instantes, sendo conduzida, em seguida, para a sede do 3º Distrito de Transportes, na Rua Januária, em cujo “hall” foi solenemente entronizada, ali recebendo, durante todo o dia, as homenagens de todos os ferroviários, inclusive dos que exercem sua atividade nas oficinas do Horto Florestal.

Volta à estação
Às 18 horas, foi a imagem conduzida, novamente, em procissão, ao saguão da estação da Central, onde permaneceu durante toda a noite, sob a guarda do Corpo de Segurança da Ferrovia, sendo alvo, mesmo em horas tardias, do culto dos fiéis, não só ferroviários como também de transeuntes notívagos.

Missa
No “hall” da estação, a santa imagem permaneceu até a tardinha do dia seguinte, e após a missa solicitada pela comissão da recepção, foi levada, em procissão para o “hall” da estação da 5? Divisão Centro-Oeste, de onde, às 23 horas do dia seguinte, dia 14, partiu para Brasília, em trem noturno da mesma ferrovia.

Palácio
A chegada na Capital Federal, foi a imagem recepcionada por numerosa comissão oficial, tendo a frente o Coronel Otávio Costa, chefe da Assessoria Especial de Relações Públicas da Presidência da Republica, sendo, a seguir, entronizada na Capela do Palácio Alvorada, ali recebendo o culto do presidente Médici, de sua esposa, D. Scyla, e de todos os membros dos gabinetes civil e militar.

Origem do Culto
O culto à Nossa Senhora Aparecida nasceu de uma promessa feita à Virgem pelo ferroviário paulista Henrique Teixeira, já falecido, que fundou a União dos Ferroviários Católicos da Central do Brasil (UFCCB), a qual se transformará, dentro em breve, na União dos Ferroviários Católicos do Brasil.

Padroeira do Brasil, a virgem Aparecida tomou-se também padroeira dos ferroviário por decreto do arcebispo Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, que para ela obteve também a aprovação papal.

Peregrinação
Desde a fundação da UFCCB, em 1930, a santa Imagem Peregrina já percorreu várias ferrovias, sendo de destacar-se o fato histórico da presença da Santa no primeiro trem que chegou em Brasília, no dia 21 de abril de 1968, conduzida por membros da entidade, do Rio e de São Paulo, em trem da Centro-Oeste.