Pastoral da Ecologia

A A
Acesse as pastorais

Endereço

Avenida Álvaro Ramos - 366 - Belenzinho
São Paulo
03058-060

Contato

Telefone:
(11) 2693-0287
Apresentação 

A Pastoral da Ecologia da Região Episcopal Santana foi criada em 21 de setembro de 2003, a pedido do vigário episcopal para a região da época, Dom Odilo Pedro Scherer, hoje arcebispo metropolitano. Atualmente é coordenada pelo Professor Diego Ferreira Ramos Machado, licenciado em Geociências e Educação Ambiental e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (IGC/USP).

A missão da Pastoral da Ecologia é, como em todas as pastorais: Evangelizar, mas, apropriando-se das palavras do Papa Bento XVI (2007), "é preciso que haja um canal de discussões no qual os cristãos recriam, adotando escolhas corajosas, uma forte aliança entre o homem e a terra". E é este canal que a Pastoral da Ecologia pretende ser, anunciando o Evangelho e salvaguardando a Criação, de modo a sermos interpessoais e envolver, sobretudo, os jovens, "aos quais é confiado o porvir do planeta".

Diferente de uma visão mais romântica que se possa ter da "natureza", a Pastoral da Ecologia não apenas cuida das árvores e dos animais, mas da relação do homem com o meio ambiente que ele ajuda a compor, buscando a integralidade nas ações, sobretudo no que envolve a ecologia social. Por isso algumas de suas ações e propostas são:

1. evangelizar através do querigma das catequeses e das homilias;

2. estar consoante com os Planos Pastorais da Arquidiocese de São Paulo;

3. defender e preservar um meio ambiente ecologicamente equilibrado;

4. criar uma conscientização ambiental capaz de promover a vida;

5. dar suporte às ações sustentáveis dentro e fora da Igreja;

6. estudar os documentos da Igreja à luz da questão socioambiental;

7. incentivar as políticas públicas de meio ambiente;

8. educar para a questão da Água: redução de consumo e reutilização;

9. incentivar áreas de drenagem através de parques, praças e áreas verdes;

10. promover a saúde pública; entre outras.

A Pastoral da Ecologia se faz presente nos ambientes católicos e não católicos, em escolas, faculdades e institutos, em Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES), e onde é chamada a testemunhar a verdade e a defender a vida.

A Pastoral da Ecologia deseja se organizar e se instalar em mais comunidades e paróquias das demais regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo. Pois ainda há muito o que fazer e defender em relação ao meio ambiente. Destacamos que as duas últimas campanhas da fraternidade (2016 e 2017), trabalharam temas ligados a Ecologia, sendo um sinal de preocupação da Igreja do Brasil com o tema.

Para quem quiser conhecer mais da Pastoral da Ecologia, entre em contato pelo email: pastoral.ecologia@hotmail.com

Coordenação a qual faz parte 
Cnlb Santana
Áreas onde esta pastoral possui uma equipe atuando 
Arquidiocese de São Paulo