No domingo, 25 de janeiro, às 9h, na Catedral da Sé, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidirá a missa da Solenidade da Conversão de São Paulo, padroeiro da Arquidiocese, da cidade e do Estado de São Paulo. Na mesma data, a capital paulista celebra seus 472 anos de fundação.
A celebração reunirá os bispos auxiliares da Arquidiocese, sacerdotes, diáconos e fiéis leigos. Também foram convidadas autoridades civis e militares, entre elas o prefeito Ricardo Nunes e o governador Tarcísio de Freitas, além de representantes de outras comunidades cristãs e tradições religiosas.
Fundada em 25 de janeiro de 1554 por missionários jesuítas, entre os quais se destacam o Padre Manoel da Nóbrega e São José de Anchieta, a então vila de São Paulo de Piratininga cresceu ao redor do colégio que deu origem à cidade. Parte dessa história permanece preservada no atual Pateo do Collegio, onde ainda se conservam paredes originais de taipa.
SÃO PAULO, APÓSTOLO
A história de São Paulo é conhecida principalmente a partir dos textos do Novo Testamento, especialmente os Atos dos Apóstolos e suas cartas. Nascido em Tarso entre os anos 5 e 10 da era cristã, Saulo foi formado no rigor do farisaísmo e, inicialmente, destacou-se como perseguidor dos seguidores de Jesus.
Conforme o relato bíblico, sua vida mudou após uma experiência de encontro com Cristo no caminho de Damasco, que levou à sua conversão e ao batismo. Passando a se chamar Paulo, dedicou-se intensamente ao anúncio do Evangelho por meio de viagens missionárias e cartas, sendo martirizado em Roma entre os anos 67 e 68, durante a perseguição aos cristãos no reinado de Nero.
SERVIÇO
Missa da Solenidade da Conversão de São Paulo Apóstolo e 472º aniversário da cidade de São Paulo
Data: 25/01/2026
Local: Catedral da Sé (Praça da Sé, s/n, Centro)
Horário: 9h
Padre Michelino Roberto – Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação
Fernando Geronazzo – Assessor de Imprensa – (11) 95331-1131 – imprensa@arquisp.org.br.
