Caríssimos diáconos,
No próximo dia 10 de agosto, a Igreja comemora a festa do diácono São Lourenço, homem de Deus que amou a Jesus Cristo em sua vida, e que o imitou também em sua morte, como nos diz Santo Agostinho.
Nesta festa litúrgica, a Igreja recorda também um aspecto extraordinário de suas origens, quando ela contava com muitos diáconos,homens de boa reputação, que se dedicavam ao anúncio da Palavra de Deus, da liturgia, sobretudo da iniciação cristã. e do cuidado dos doentes e os pobres. Muitos deles, como Lourenço, não hesitaram em enfrentar corajosamente os sofrimentos do martírio por amor a Cristo.
Graças a Deus, temos também na Igreja de São Paulo uma presença e participação sempre mais significativa de diáconos. Quero, pois, manifestar a todos os diáconos minha apreço e estima e lhes agradeço pelo trabalho pastoral que desempenham; nossa Arquidiocese conta com a disponibilidade e generosidade de todos na obra da evangelização nesta grande cidade de São Paulo.
Que Deus os recompense por tudo, os conserve fiéis na vocação e os enriqueça neste Ano Paulino com o mesmo ardor missionário do apóstolo São Paulo, para que possam ser verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo em nosso tempo.
O seu Patrono e Protetor, o diácono e mártir São Lourenço, interceda por todos junto a Deus, inflame seus corações com o mesmo amor com que ele entregou sua vida por Jesus Cristo e pelos irmãos. Deus os abençoe, junto com suas esposas e familiares, e lhes conceda que seu ministério seja fonte de bênçãos abundantes para nossa Igreja!
São Paulo, 9/8/08