10ª. Caminhada da Família

Estimados irmãos e irmãs,
Queridas famílias,

Envio minha saudação a todas as famílias e demais pessoas comprometidas com a 10ª. Caminhada da Família, aos padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas, e membros da Equipe Regional da Pastoral Familiar, reunidos em torno de Dom Pedro Luiz Stringhini.

A 10ª. Caminhada da Família é um testemunho público do valor e da luta pela valorização da Família, conforme nos recorda o Documento de Aparecida: “A família é um dos tesouros mais importantes dos povos, é patrimônio da humanidade inteira.”

A Igreja sempre apóia as iniciativas que defendem a família e lutam por sua perpetuação. A caminhada pelas ruas da cidade de São Paulo é um sinal público do apoio de toda a Arquidiocese à Pastoral Familiar e, sobretudo, a todas as iniciativas que promovem a união, o diálogo e a solidariedade entre os casais, seus filhos e familiares.

Quando as famílias se reúnem e saem pelas ruas, proclamando sua importância na sociedade, estão também evangelizando. Que eventos como este, tão significativos para a Igreja e a sociedade, possam ser realizados com maior freqüência em nossa Arquidiocese. Eles podem ser uma ocasião especial para despertar uma reflexão sobre a importância da família, como célula da sociedade, espaço de evangelização, laboratório para desenvolvimento das virtudes e crescimento na fé.

Este é um momento propício para cada um refletir sobre sua própria família. Tantas pessoas, em nossa cidade, não têm uma família, uma casa, trabalho e amor! A união na família e entre as famílias pode ser um caminho para que todas as pessoas encontrem respostas para suas necessidades básicas de afeto, aconchego, escuta, manutenção, apoio e correção fraterna. “A família é a imagem de Deus que, em seu mistério mais íntimo, não é solidão”, recordam os Documentos de Puebla e Aparecida.

Amanhã, dia 10, às 11h00, estaremos abrindo a Semana da Família, na Catedral da Sé. Espero contar com a participação de todos. Queremos, juntos, pedir a Deus por todos os trabalhos eclesiais junto à família, especialmente pela Pastoral Familiar. Que o Apóstolo São Paulo, Patrono de nossa Arquidiocese, nos ajude a viver o amor, conforme nos ensina em sua Carta aos Coríntios: “O amor é paciente, não é invejoso, não suspeita mal, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. O amor jamais passará.”

Aproveito a oportunidade para agradecer à equipe da Pastoral Familiar da Arquidiocese, na pessoa do Pe. José Florentino Correia de Melo, pelo apoio e incentivo às famílias de nossa Igreja Particular. Finalmente, por meio desta mensagem, envio minha bênção a todas as famílias da Arquidiocese, pela intercessão da Família de Nazaré e do apóstolo São Paulo.

São Paulo, 07 de agosto de 2008