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Arquidiocese de São Paulo

"Deus habita esta Cidade. Somos suas testemunhas"

Catedral da Sé

Cura

Pe. Luiz Eduardo Pinheiro Baronto

Auxiliar do Cura

Pe. Helmo Cesar Faccioli

Data de Fundação

25/01/1954

Endereço

Praça da Sé , snº
Centro

Contato

(11) 3107-6832

(11) 3106-2709

(11) 97724-7641

(11) 3107-7244

Página na web

E-mail

Missas

De segunda a sábado: 12h
Domingo: 9h – 11h – 16h 

Confissões

Segunda-feira: das 14h às 16h30
Terça-feira: das 9h30min às 11h30 – das 15h às 16h30
Quarta-feira: das 15h às 16h30
Quinta-feira: das 15h às 16h30
Sexta-feira: das 9h30 às 11h30 – das 15h às 16h30
Domingo: das 9h às 11h

História

O gótico surgiu na França no século XII colocando fim a escuridão da época medieval.

A igreja surge como símbolo de emancipação do povo do poderio feudal. Além do papel religioso, passa também a centralizar todas as atividades comunitárias.

É o fim das pinturas e esculturas tenebrosas que retratam o pânico do Apocalipse pregado pela era medieval. As igrejas surgem então imponentes e iluminadas, induzindo os fiéis a olharem para o alto. Lembram a grandiosidade de Deus, com suas altas torres, que se erguem como que para alcançá-lo e suas grandes janelas com vitrais que deixam a luz entrar em múltiplas cores representando a presença divina.

A arquitetura das igrejas surge embasada em um forte simbolismo teológico que identifica as paredes como base espiritual da Igreja, os pilares como representações de santos e os arcos como sendo caminhos para Deus.

Há críticas quanto a pureza do estilo, prejudicada, dizem, pela inserção da cúpula que lhe confere o título de eclética.
 

CONSTRUÇÃO

No ano de 1588, os moradores da pequena vila de São Paulo do Campo disputavam com os jesuítas a permissão do poder real para construir uma Igreja Matriz.

A permissão só veio em 1591 e a construção iniciou-se em 1598 e foi finalizada em 1612.

Com a transformação de vila em cidade em 1740, a Capitania de São Paulo tornou-se a sede Episcopal e com isso a matriz teve o seu verdadeiro valor. Contudo a Igreja estava bastante destruída pela passagem do tempo e foi demolida para o início da construção do templo que temos atualmente.

A catedral gótica projetada pelo professor da Escola Politécnica, Maximilian Hehl tem 111m de comprimento, 46m de largura e 65m de altura (exceto as torres). Foi construída para ser o espelho da fartura de nossos recursos materiais e uma escola de arte.

O início de sua construção se deu em 1912 pelo então Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva. Foi inaugurada em 1954 porDom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta no aniversário do 4º centenário da cidade. O atraso foi conseqüência da falta de dinheiro e da ocorrência de duas Grandes Guerras que atrapalharam as importações dos materiais de construção.

A Catedral sonhada pelo Arcebispo D. Duarte Leopoldo e Silva é hoje o que um dia ele mesmo desejou: “uma escola de arte e um estímulo a pensamentos mais nobres e elevados (…) uma Catedral opulenta que, testemunhando a fartura dos nossos recursos materiais, seja também um hino de ação de graças a Deus Nosso Senhor…”
 

RESTAURAÇÃO

Fechada durante três anos (1999-2002), a Catedral foi restaurada.

Do projeto original, os torreões, indispensáveis para a definição do estilo gótico da Catedral, não foram executados.

Nas suas bases, aberturas de acesso deixavam que águas de chuva penetrassem em sua estrutura , acelerando o seu processo de deterioração.

Nesses anos todos foram executados os trabalhos de restauro das estruturas: trincas, descupinização, sistema de águas, limpeza, restauração dos vitrais, elementos artísticos, mobiliário e portas, novas instalações elétricas, prevenção de combate a incêndio, luminotecnia e som, recuperação da escadaria e construção de novos banheiros, reservatórios, elevador para deficientes físicos e finalmente os 14 torreões.

Espalhados pelo interior e exterior da Catedral encontram-se animais de nossa fauna como sapo-boi, tatu, tucano, lagarto e a garça que parecem de longe vigiar tudo o que acontece ao seu redor; além da nossa rica flora entalhada em todos os capitéis e outras figuras da história evangelizadora de Jesus, como: os profetas e apóstolos.

Batistério

Ao lado, logo na entrada da Catedral localiza-se a Pia Batismal rebaixada para lembrar o batismo de imersão da primitiva Igreja, onde a Pia Batismal é confeccionada com mármore de Siena.

Mosaicos

Do lado esquerdo temos o altar de Sant’Ana. Do lado direito, o altar de São Paulo, Patrono da Arquidiocese. Ambos executados por grandes artistas italianos.

Altar-mor

No altar-mor encontramos as pedras de sua execução nas cores da bandeira brasileira, o pálio, os púlpitos, a Mesa da Comunhão e todo simbolismo de suas imagens sacras.

Presbitério

É onde está localizada a Cátedra Arquiepiscopal, o Altar “Versus Populum” e o Ambão da Palavra que foram idealizados pelo artista plásticoClaudio Pastro e também as Estalas para os Cônegos que integram o Cabido Metropolitano. [Altar]

Vitrais

Não se pode entrar na Catedral sem notar o brilho e o encantamento provocados pelos vitrais.

Podemos encontrar vitrais nacionais executados pela Casa Conrado e europeus feitos por grandes artistas comoQuentim, Avenali, Fontana e Max Ingrand.

Capela do Santíssimo Sacramento

Na lateral esquerda da Catedral localiza-se a Capela do Santíssimo Sacramento, onde imensos anjos observam a entrada dos fiéis. Lado a lado estão os Santos Doutores da Eucaristia, acima das bodas de Caná e da cena de Emaús.

Sinos

O carrilhão de sinos, localizado nas torres da Catedral, é um dos maiores do Brasil, com 61 sinos sendo 35 acionados eletronicamente.

Órgão

Essa imensa obra de arte confeccionada na Itália é considerado o maior órgão da América do Sul, com cinco teclados manuais e cerca de 12 mil tubos com entalhes a mão, seguindo o estilo gótico.

Cripta

A cripta, inaugurada em 1919, contém 30 câmaras mortuárias destinadas a guardar os sarcófagos dos bispos e arcebispos, além de guardar os restos mortais do cacique Tibiriçá, o primeiro cidadão de Piratininga, e do padre Feijó, Regente do Império.