Liturgia

Clero

Paróquias

Contato

Tutela de Menores

Brasão da Arquidiocese de São Paulo
Arquidiocese de São Paulo

"Deus habita esta Cidade. Somos suas testemunhas"

Saudação ao Papa Francisco na audiência concedida à Rede Vida de Televisão

Santo Padre:

A missão comunicadora da Igreja teve início quando Jesus enviou os discípulos a anunciar a Boa Nova “a toda criatura” (cf Mc 16,15). De muitas maneiras, a Igreja procurou anunciar e testemunhar o Evangelho ao longo de sua história.

Mais recentemente, ela também passou a utilizar os modernos meios e tecnologias de comunicação, como o Rádio, a Televisão, a Internet e as múltiplas Mídias Sociais, para ter um maior alcance e eficiência no anúncio do Evangelho.

No Brasil, em 1995, a Conferência dos Bispos (CNBB) acolheu a generosa colaboração do leigo católico, jornalista João Monteiro Filho e de sua família, que colocaram a serviço da Igreja o canal de televisão TV Independente, que já possuíam. Nascia, assim, a Rede Vida de Televisão, a primeira Rede Católica de Televisão no Brasil.

Entre seus membros fundadores, além do próprio senhor João Monteiro Filho e seus filhos João Monteiro Neto e Luiz Antonio Monteiro, também estiveram o saudoso Dom Luciano Mendes de Almeida, então Arcebispo de Mariana e Presidente da CNBB; Dom Antonio Maria Mucciolo, então Bispo de Barretos, grande incentivador da Rede Vida e Presidente do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (INBRAC), Mantenedor da Rede Vida. Membros fundadores, entre outros, foram também o cardeal Orani João Tempesta, hoje Arcebispo do Rio de Janeiro, e a senhora Antônia Accarino Mucciolo.

Muitos leigos, sacerdotes e bispos abraçaram desde logo, com entusiasmo, a causa da Rede Vida, de maneira que, em poucos anos, as suas transmissões cobriram todo o território brasileiro e alcançaram até mesmo os recantos mais remotos da Amazônia.

A história da Rede Vida insere-se no esforço da Igreja no Brasil para evangelizar através da Televisão, fazendo com que a mensagem e a imagem da Igreja Católica chegassem aos lares e levassem conforto e confiança a todos através da linguagem televisiva.

Os católicos brasileiros sentiram-se reconfortados e felizes, ao verem e ouvirem a sua Igreja, que chegava até suas casas e lhes falava familiarmente da fé, da cultura e das orientações da Igreja para a vida diária. A Rede Vida convida para momentos de celebração e pregação católicas; proporciona com frequência a imagem real e ao vivo do Papa e dos Bispos, contribuindo para a unidade da Igreja e para nutrir os laços de comunhão entre os fiéis e seus pastores. E oferece oportunidades para conhecer lugares muito queridos da nossa fé e devoção, como os lugares da vida de Jesus e dos Santos, santuários e templos preciosos, mostrados através de sua programação.

A Rede Vida procura ser uma resposta corajosa e generosa ao apelo tantas vezes lançado por Vossa Santidade e seus Predecessores, e pelo magistério dos Bispos, para que nossa Igreja entre com decisão e sem medo no vasto, desafiante, mas promissor, mundo das comunicações, para anunciar o Evangelho e contribuir para a edificação da sociedade, conforme a luz e os princípios cristãos. Atualmente, já se passaram 28 anos desse serviço, de muito trabalho, de aprendizado e de êxitos inegáveis, pelos quais agradecemos a Deus.

Hoje, diante de Vossa Santidade, a Rede Vida de Televisão reafirma o seu propósito de anunciar e testemunhar o Evangelho, de prestar seu serviço à missão da Igreja e de colaborar para o verdadeiro bem da comunidade humana. No mundo da cultura e da comunicação, em constante mutação, ela procura aprimorar seu serviço, sempre na fidelidade a Jesus Cristo e à Igreja, como testemunha da fé em Deus, do valor da pessoa e da vida, da dignidade de cada ser humano, dos valores da justiça, da liberdade e da fraternidade.

Santo Padre, agradecemos a ocasião desta audiência. Aqui se encontra também Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo de Uberaba, que sempre apoiou a Rede Vida desde que foi Bispo de Rio Preto, sede da TV Independente. Mas encontram-se sobretudo leigos, membros do Conselho Superior do Instituto Mantenedor da Rede Vida, como o jornalista João Monteiro Filho, que enfrentou com alegria as dificuldades de uma longa viagem para receber a bênção de Vossa Santidade. E estão seus filhos e demais membros de sua família, que seguem o caminho aberto pelo pai, colocando seu canal de Televisão a serviço da Rede Vida e da Igreja. E aqui estão membros da Direção, dos diversos serviços jornalísticos e técnicos da Rede Vida de Televisão.

Santo Padre, prometemos nossa oração a Vossa Santidade e agradecemos por nos receber nesta Audiência. Estamos todos ansiosos por ouvir sua palavra e receber a Bênção Apostólica, extensiva também para os membros dos diversos organismos e serviços de supervisão, direção e programação da Rede Vida, para seus familiares e para todos os apoiadores da Rede Vida.

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo de São Paulo e Presidente do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (INBRAC