Ide, convidai todos para o banquete!

Hoje, a Igreja celebra em todo o mundo a “jornada missionária”, conhecida entre nós como “dia mundial das missões”. Em todas as comunidades católicas são feitas orações especiais pelos missionários, pelas comunidades da Igreja em “áreas de missão”, onde a evangelização ainda está no seu início e precisa do apoio de todos os que já vivem a fé da Igreja recebida dos apóstolos.

Nesta ocasião, promovem-se também variadas iniciativas nas comunidades e organizações missionárias da Igreja em apoio aos missionários e às missões. Entre essas iniciativas, também está o gesto concreto de apoio através da coleta pelas missões e pela infância missionária. A Igreja de Jesus Cristo é missionária por sua natureza e a consciência missionária precisa ser mantida bem viva em todos os cristãos e católicos.

O lema da campanha missionária deste ano traz as palavras de Jesus, da parábola do grande banquete do Reino de Deus”, quando o dono da casa manda convidar todo mundo para o grande banquete que preparou (cf Mt 22,9). Esse lema resume bem o significado da “Igreja missionária”: anunciar a todos a bela novidade do Reino de Deus, que Jesus trouxe ao mundo, e convidar todos a participarem desse Reino. A Igreja missionária precisa estender a todos esse belo anúncio e convite.

Durante esta semana, em Roma, segue a segunda parte da assembleia do Sínodo da Igreja, que tem a “missão” entre suas três grandes metas: “Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O objetivo do sínodo é renovar a Igreja do nosso tempo na consciência e nas atitudes missionárias.

Em São Paulo, vamos tentando traduzir na prática os propósitos e diretrizes do nosso sínodo arquidiocesano, que também foi nessa mesma direção: “comunhão, conversão e renovação missionária”. Como vamos ser uma Igreja mais missionária em São Paulo, em cada paróquia, comunidade, família, organização eclesial e pastoral? A renovação missionária precisa acontecer também entre nós, em nossas paróquias e até em nossas famílias católicas. Uma Igreja que deixa de ser missionária, envelhece e vai definhando, até se acabar. Deus nos livre disso!

Um dos propósitos pós-sinodais na Arquidiocese de São Paulo é a organização e a formação da Infância e da Juventude missionária em cada paróquia. A renovação missionária passa pela preocupação das famílias católicas para batizar os filhos, de lhes ensinar as primeiras coisas da fé e da prática religiosa; passa pela renovação da catequese e efetiva participação de todas as crianças e adolescentes da catequese de iniciação à vida cristã. E passa pela renovada prática da vida cristã, mediante a busca dos Sacramentos, sobretudo, da participação na missa dominical.

“Ide, convidai a todos para o banquete!” Esse chamado e envio é feito a todos e cada um de nós, que já participamos do “banquete” dos bens de Deus mediante a fé e a participação na vida da Igreja. Não tenhamos receio nem vergonha de convidar outros a participarem do banquete desses bens, que o Pai do céu preparou para todos!

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo

Publicado originalmente no folheto Povo de Deus em São Paulo, no 29º Domingo do Tempo Comum