Paróquia Santa Teresa de Jesus – Itaim Bibi

Pároco

Padre

Data de Fundação

24/03/1940

Decanato

São Tomé

Endereço

Rua Clodomiro Amazonas, 50
Itaim Bibi

Contato

Site

E-mail

(11) 3168-8323
(11) 3168-5567

Expediente

Sábado – das 08:00 as 12:00 I 13:00 as 17:00

De segunda a sexta-feira – das 08:00 as 21:30

História

D. José Gaspar de Afonseca e Silva, Arcebispo de São Paulo, deliberou aumentar o número de paróquias, em razão do crescimento da população. No dia 20 de março de 1940 assinou decreto criando a Paróquia Santa Teresa de Jesus de Vila Olímpia, desmembrada da Paróquia de São José de Vila América, e que abrangia o Itaim Bibi, Vila Nova Conceição e Vila Olímpia. Foram assim delimitadas as divisas da Paróquia: Paróquia de Pinheiros, começando no ponto de interseção da Av. Cidade Jardim com a rua Iguatemi; segue pela Av. Cidade Jardim até o rio Pinheiros. Segue por este no até alcançar o córrego das Fiandeiras. Com a Paróquia de Ibirapuera: pelo córrego das Fiandeiras atravessando a Estrada de Santo Amaro. Com a Paróquia de Indianópolis: segue o córrego das Fiandeiras, entra no córrego Uberaba, entra na rua Barão do Triunfo e depois na rua França Pinto.

Com a Paróquia de São Francisco de Assis de Vila Clementino: segue pela Auto-estrada onde se encontra com a rua França Pinto até encontrar o córrego do Sapateiro. Com a Paróquia do Jardim Paulista: segue pelo córrego do Sapateiro, entra na rua Fernando Borges, sobe a Estrada de Santo Amaro e entra na rua Anajás. Com a Paróquia de Vila América: segue pela rua Anajás, entra na rua Pedroso Alvarenga até alcançar a rua Iguatemi e por esta até alcançar o ponto de interseção da Av. Cidade Jardim.

Diz o Livro do Tombo: “A nova Paróquia terá por padroeira e titular a gloriosa Santa Teresa de Jesus, cuja festa se há de celebrar anualmente com pompa e religioso esplendor”.

“Pelas sete horas da manhã, na Matriz provisória de Santa Teresa de Jesus de Vila Olímpia”, tomava posse o seu primeiro vigário frei Domingos Godjin. A primeira missa foi celebrada no dia 10 de setembro de 1940, às 9 horas. Foi um dia de grande festa na Chácara Itaim.

Na Matriz Provisória foi comemorado pela primeira vez a festa da padroeira no dia 20 de outubro de 1940 “precedida de novena muito concorrido”.