‘Por sua vida, os religiosos consagrados são uma pregação do Reino de Deus’

A A
Afirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, ao celebrar o Dia Mundial da Vida Consagrada na Catedral da Sé.
Publicado em: 03/02/2023 - 15:30
Créditos: Redação

Os religiosos e religiosas consagrados que vivem e atuam na Arquidiocese de São Paulo celebraram o Dia Mundial da Vida Consagrada com uma missa na quinta-feira, 2, festa litúrgica da Apresentação do Senhor.

A Eucaristia, organizada pelo Regional São Paulo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-SP), foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, na Catedral Metropolitana de São Paulo.

A celebração também foi em ação de graças pelo 21º aniversário da ordenação episcopal de Dom Odilo. Nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo por São João Paulo II em 28 de novembro de 2001, ele recebeu a ordenação episcopal em 2 de fevereiro de 2002, na Catedral de Toledo (PR), pela imposição das mãos do Cardeal Cláudio Hummes, então Arcebispo de São Paulo.

Esta festa litúrgica é marcada pelo rito de bênção das velas na entrada da igreja, que depois são acesas, recordando que Jesus, apresentado no templo, é a luz que ilumina os povos.

Na homilia, ao falar do significado teológico dessa festa, o Cardeal Scherer destacou que a Apresentação do Senhor enfatiza a fé cristológica da Igreja, “em Jesus Cristo, sumo sacerdote, verdadeiro templo de Deus para humanidade”.
 

RIQUEZA PARA A IGREJA

Sobre a vida consagrada, o Arcebispo enfatizou que essa é uma grande riqueza da vida da Igreja. Ele acrescentou que, assim como Jesus foi apresentado no templo e humanamente consagrado a Deus, os religiosos são pessoas especialmente consagradas a Deus para darem testemunho de Cristo no meio do povo de Deus.

“Jesus é o consagrado por excelência: sua vida dedicada inteiramente a Deus e à humanidade, até versar o seu sangue sobre a Cruz, sua glorificação e o envio do Espírito Santo, selando, dessa forma, a graça da redenção que nos trouxe e consagra a todos nós se a ele nos unimos pela fé”, afirmou.

Em seguida, Dom Odilo ressaltou que a vida consagrada religiosa tem seu significado na consagração de Cristo. “Antes de falarmos dos conselhos evangélicos, das bem-aventuranças, temos que falar de Jesus consagrado por amor, dom gratuito em benefício da humanidade”, disse, acrescentando que a vida consagrada se explicita por meio das palavras do Evangelho, do exemplo de vida de Jesus, da sua pregação, do mistério do Reino de Deus e da missão dada aos apóstolos e à Igreja, dizendo: “Vocês são minhas testemunhas”.  

“Por sua vida, os religiosos consagrados são uma pregação do Reino de Deus. Por isso, caríssimos e caríssimas, deem esse testemunho de fé corajosamente. O restante do que fazem, se não for acompanhado de um forte testemunho de fé, não tem diferença em relação àqueles que não têm fé”, exortou o Arcebispo.

Referindo-se aos votos professados pelos religiosos, Dom Odilo afirmou: “Vocês não renunciam a coisas ruins mediante os votos. Renunciam em favor de coisas que são ainda maiores, definitivas, valores do Reino de Deus. Por esses valores, podemos sacrificar sem problemas valores menores, por muito que sejam bons”.

Por fim, o Cardeal manifestou seu apreço por todos os consagrados e expressou sua admiração pela presença deles como testemunhas de Jesus Cristo na cidade, por meio de seus diferentes carismas e obras.

 

HOMENAGEM

No fim da celebração, a Irmã Helena Gesser, coordenadora da CRB-SP, saudou Dom Odilo pelo seu aniversário de ordenação episcopal e agradeceu-lhe por seu empenho, interesse e carinho com que acompanha e cuida da vida religiosa consagrada na Arquidiocese.

“Obrigada pelo que vocês são e pelo bem que fazem junto ao povo de Deus. O brigada pelo testemunho, pelo profetismo e pela doação incansável na promoção da vida e no anúncio do Evangelho de Jesus Cristo”.

O Cardeal Scherer também foi homenageado pela Arquidiocese, recebendo a saudação dos bispos auxiliares, padres e colaboradores.