Estande da Arquidiocese recebe autoridades e personalidades na ExpoCatólica

A A
Cardeal Odilo Pedro Scherer visita o estande da Arquidiocese de São Paulo montado na ExpoCatólica, realizada no Pro Magno – Centro de Eventos, entre os dias 4 e 7
Publicado em: 10/07/2024 - 15:30
Créditos: Redação

Montado próximo à entrada principal da ExpoCatólica 2024, no Pro Magno – Centro de Eventos, o estande da Arquidiocese de São Paulo, organizado pelo Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação, foi o ponto de referência para os organizadores, palestrantes, autoridades e artistas que participaram da principal feira de produtos e serviços para a Igreja no Brasil e na América Latina, entre os dias 4 e 7.

A coletiva de imprensa da abertura da feira ocorreu no estande, com a presença do casal Fábio e Kiara Castro, diretores da Promocat – Promotora Católica, empresa idealizadora da ExpoCatólica, e foi mediada pelo Padre Michelino Roberto, Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação.

Também passaram pelo espaço o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, os bispos auxiliares da Arquidiocese e de outras dioceses do Brasil, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, vereadores, deputados, secretários do Estado de São Paulo e alguns dos palestrantes da ExpoCatólica.

COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Durante os quatro dias de evento, o Jornal O SÃO PAULO manteve sua redação on-line para a produção de notícias sobre os principais fatos da ExpoCatólica, publicadas no site www.osaopaulo.org.br e em suas redes sociais (@jornalosaopaulo).

Já os comunicadores da Rádio 9 de Julho apresentaram programas jornalísticos, oracionais e de entretenimento em um estúdio montado no estande, com transmissão ao vivo pelo AM 1.600 kHz, pelo site www.radio9dejulho.com.br e pelas plataformas digitais da emissora, incluindo materiais em videocast.

Todos os conteúdos produzidos pelas equipes dos dois veículos, com colaboração de voluntários da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese, foram compartilhados nas redes sociais – Facebook e Instagram – além de produções especialmente pensadas para o ambiente digital.

“Tivemos muitos convidados especiais que contribuíram, de fato, para os assuntos que desenvolvemos nos programas da rádio, desde lideranças de nossa Igreja, a autoridades civis e artistas. Nesse ponto, o envolvimento da equipe do Jornal O SÃO PAULO e de mídias digitais em um trabalho integrado é o que nos levou ao melhor resultado”, comentou Cleide Barbosa, coordenadora de programação da 9 de Julho. “Cerca de 20 voluntários trabalharam conosco na produção dos programas, no jornalismo, mídias digitais e na acolhida. Além da Pascom, entre comunicadores, convidados e técnicos, o estúdio multimídia movimentou cerca de 100 pessoas nos quatro dias do evento”, detalhou.

PROMOÇÃO VOCACIONAL

Um dos espaços do estande foi reservado ao Serviço de Animação Vocacional (SAV), no qual o Padre João Henrique Novo do Prado, coordenador do SAV e Reitor do Seminário Propedêutico da Arquidiocese, dialogou com os visitantes da ExpoCatólica.

“Nós encontramos várias expressões de vocação – famílias, religiosos consagrados, religiosas, padres e leigos – que vieram aqui para saber mais sobre as novidades da Igreja Católica. Foi bom ter este espaço para mostrar que a Igreja é um povo de vocacionados”, disse o Sacerdote, mostrando-se positivamente surpreso pela grande quantidade de meninas que buscaram saber mais sobre o discernimento vocacional à vida religiosa consagrada.

Além do Padre João Henrique, seminaristas e jovens em processo de discernimento vocacional também conversaram com os participantes da feira. “Os seminaristas são testemunhas vivas do chamado de Deus que acontece na história de cada um e podem também partilhar a alegria de ser um vocacionado. Muitas vezes, os jovens têm alguma insegurança, medo de dar um passo no discernimento vocacional, mas quando veem que outro jovem está neste caminho, tomam mais coragem”, concluiu.

CATEDRAL DA SÉ

Também a Catedral da Sé teve espaço no estande da Arquidiocese para a divulgação de seus produtos e serviços.

Em 2024, são completados os 70 anos da inauguracão da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, razão pela qual os organizadores da ExpoCatólica entregaram uma placa comemorativa ao Padre Luiz Eduardo Baronto, Cura da Catedral da Sé, na missa de abertura da feira, no dia 4.

“Sendo uma referência como ponto turístico e religioso, esta Igreja Mãe da Arquidiocese de São Paulo é, acima de tudo, importante sede episcopal e um grande ponto de referência para a fé de todos os paulistanos e daqueles que visitam a cidade. Também dá suporte espiritual e material às pessoas necessitadas que vivem em seu entorno”, disse Fábio Castro, ao entregar a placa comemorativa ao Padre Baronto.

(Colaborou: Fernando Arthur)

ENTREVISTADOS NO ESTANDE DA ARQUIDIOCESE

“É uma feliz iniciativa tratar da caridade organizada neste espaço da ExpoCatólica […] Unam-se em suas comunidades, sejam elas virtuais, sejam elas locais, para alcançar melhor seus objetivos, sobretudo no que se refere à promoção da caridade. Quando fazemos a caridade unindo pessoas, ela tem um resultado melhor e compartilhamos os frutos da caridade, que são as bênçãos de Deus”

Cardeal Odilo Pedro Scherer 
Arcebispo de São Paulo

“Estou feliz em falar à juventude de São Paulo e do Brasil. Jovens, abram o coração ao chamado de Cristo. Não tenham medo. Sejam fortes em corpo, mente e espírito”

Padre Rafael Capo 
Vice-Reitor e Decano da Teologia da Universidade de St. Thomas em Miami (EUA), palestrante na ExpoCatólica

“Todo mundo pode ser santo onde está, não precisa ir para a montanha, nem virar um monge recluso ou necessariamente ser padre. Você, leigo, aí em sua vida de família, em seu trabalho diário, você é convidado a ser santo”

Juliano Cazarré 
Ator

“Aqui é possível encontrar tanto trabalho importante da Igreja Católica, de vários estados. Eu fico tão feliz em ver nosso povo católico aqui participando, vendo as exposições, as palestras. A ExpoCatólica está cada vez maior e melhor”.

Ricardo Nunes 
Prefeito de São Paulo

“E é especialmente marcante a presença da Igreja com os pobres, abrindo portas para que eles tenham sua recuperação, ascensão de vida e possam preservar sua saúde. Por isso, somos sempre solidários e apoiadores da missão da Igreja”

Gilberto Kassab
Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo.