Morre antigo secretário do Cardeal Motta

A A
<p>A Arquidiocese de São Paulo comunica, com pesar, o falecimento do Padre Joaquim Inácio Ribeiro.</p>
Publicado em: 17/03/2015 - 14:45
Créditos: Redação

A Arquidiocese de São Paulo comunica, com pesar, o falecimento do Padre Joaquim Inácio Ribeiro, 89 anos, originário de Vila Real, Portugal, onde viveu seus últimos anos, mas pertencente ao clero da Arquidiocese de São Paulo desde a sua ordenação sacerdotal, em 8 de dezembro de 1967.

Filho de Luiz Ribeiro e Ana Maria Ribeiro, Padre Joaquim chegou a São Paulo em 1956. Desempenhou vários ofícios, dentre os quais o de secretário pessoal do Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, 3º arcebispo de São Paulo, durante oito anos.

Durante a velhice, Padre Joaquim morou um período na Casa São Paulo, na companhia de outros sacerdotes idosos, mas também de padres professores e estudantes. “No ambiente, distinguiu-se pela sua jovialidade e pela capacidade de fazer versos e trovas...”, afirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, em carta endereçada ao bispo de Vila Real, Dom Amândio José Tomás, manifestando o pesar pelo falecimento do sacerdote.

 

 

“Padre Joaquim cumpriu sua missão e partiu deste mundo. Deus o receba e o Bom Pastor acolha em seus braços esse servidor das ovelhas de seu rebanho. Rezarei por ele e pedirei também ao clero de São Paulo que reze por ele. Repouse em paz, nos braços do Pai misericordioso!”, manifestou Dom Odilo. 

Leia a íntegra da nota de pesar do Cardeal Odilo Scherer