Dom Odilo realiza visita pastoral a paróquia na Região Brasilândia

A A
Entre os dias 9 e 13 de maio, o Cardeal Odilo Pedro Scherer realizou visita pastoral à Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Jardim Vista Alegre, na Região Episcopal Brasilândia.
Publicado em: 16/05/2023 - 16:30
Créditos: Redação

Entre os dias 9 e 13 de maio, o Cardeal Odilo Pedro Scherer realizou visita pastoral à Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Jardim Vista Alegre, na Região Episcopal Brasilândia. Na programação, o Arcebispo de São Paulo esteve na matriz paroquial e nove comunidades que constituem a Paróquia: Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Fátima, Santa Tereza D’Avila, Nossa Senhora de Guadalupe, São Vicente de Paulo, São Benedito, São Francisco de Assis, São Judas Tadeu e São José.  

Dom Odilo participou de momentos de oração, encontros com pastorais e organizações eclesiais, visitas às comunidades paroquiais, famílias, obras sociais, centros educacionais, escolas e unidades de saúde, acompanhado do Pároco, Padre Dorival Ferreira Leite, e do Vigário Paroquial, Padre Juscelino Ricardo de Santana, ambos Cônegos Regulares Lateranenses. 

No encontro com as pastorais e movimentos, o Cardeal refletiu sobre a temática de sua recente Carta Pastoral, que apresenta as propostas do 1º Sínodo Arquidiocesano de São Paulo. Dirigindo-se aos paroquianos, o Arcebispo enfatizou a importância das forças vivas que atuam na Paróquia, em serviços como Catequese, Liturgia, Família, Juventude, Caridade, especialmente no atendimento aos pobres, idosos, enfermos, reforçando que essas são obras de misericórdia e, por isso, toda comunidade precisa ter um olhar atento aos necessitados, a exemplo das primeiras comunidades cristãs.

O Arcebispo também se encontrou com os adolescentes que se preparam para Crisma, e com os jovens, com os quais refletiu sobre sua missão na Igreja. Ele também ouviu os apelos e inquietações da juventude.  

Dom Odilo participou ainda de um momento de diálogo com os estudantes e educadores da rede de ensino estadual de ensino presentes no território paroquial.

As visitas pastorais são previstas pelo Código de Direito Canônico, devendo ser feitas periodicamente pelo bispo diocesano e, em seu nome, pelos bispos auxiliares e vigários episcopais. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos, quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas, confirmando os irmãos na fé.

(Colaborou: Viviane Simplício)