Desenvolvimento Sustentável: Igreja lê os sinais dos tempos

A A
Papa exorta Comunidade Internacional a tomar decisão concreta contra as mudanças climáticas
Publicado em: 28/04/2015 - 16:15
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

“A Igreja não é especialista em ciência, tecnologia ou economia...mas é especialista em humanidade”. Palavras conclusivas do Cardeal Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, durante o Seminário promovido pela Pontifícia Academia das Ciências, junto com as Nações Unidas, nesta terça-feira (28/04), no Vaticano. O Papa foi até a sede da Pontifícia Academia onde, antes do início dos debates, manteve um rápido encontro com o Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon. 

A Igreja lê os sinais dos tempos em momentos cruciais da história, disse também o Cardeal Turkson, ao assegurar que ela conta com a capacidade de cientistas, inventores e economistas para resolverem questões práticas, mas não abre mão de “atender ao verdadeiro chamado da pessoa humana para agir com justiça e caridade”.

Desenvolvimento sustentável

Ao recordar que em setembro o Papa falará às Nações Unidas em Nova Iorque sobre as metas do desenvolvimento sustentável – já com as suas reflexões da próxima encíclica –, o cardeal Turkson, explicando esta qualidade da Igreja em estar conectada com as mudanças globais, recordou que 50 anos atrás, o Beato Paulo VI também falava à ONU.

"Os problemas eram diferentes todavia a orientação da Igreja é semelhante ainda hoje", disse o cardeal ganês ao citar o Papa Paulo VI que, à época, dissera que “o apelo para a consciência moral do homem nunca foi tão necessário quanto hoje, em uma época marcada por tão intensos progressos humanos”.

Nações Unidas

O Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, reiterou em seu discurso que "ciência e religião não estão em lados opostos na questão das mudanças climáticas. De fato, estão completamente alinhadas. Juntos, devemos comunicar claramente que a ciência das mudanças climáticas é profunda, segura e não tem espaço para dúvidas. As mudanças climáticas estão acontecendo - agora - e as atividades humanas são sua principal causa", concluiu. 

O Seminário é um claro chamado do Papa para que a Comunidade Internacional chegue a um acordo concreto na Convenção do Clima de Paris, em dezembro, para reduzir as emissões de gases nocivos causadores do efeito estufa.