Via Sacra da Juventude 2020 traz reflexão sobre a Campanha da Fraternidade

A A
O Setor Juventude regional, no último sábado (7), realizou Via Sacra como experiência de oração e reflexão quaresmal para os jovens das Paróquias que integram a Região Episcopal.
Publicado em: 12/03/2020 - 09:45
Créditos: Matheus Pereira

O tema escolhido para a Via Sacra da Juventude neste ano foi a Campanha da Fraternidade 2020, com o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.” (Lc 10, 33-34), a partir do qual cada grupo, pastoral e movimento convidado refletiu em cada estação da Via Sacra. Neste ano, o evento foi acolhido e contou com o apoio da Paróquia Sagrada Família, do Setor Pastoral Cursino, que colaborou diretamente na organização. Além disso, o Setor Juventude contou com o apoio das pastorais Familiar e Vocacional da Região Episcopal Ipiranga, expressando a comunhão na evangelização da juventude.

A caminhada iniciou por volta das 14h30, na Rua Dom Macário, nas proximidades da Paróquia Sagrada Família. Logo na concentração, o Pe. Antonio de Lisboa Lustosa, assessor eclesiástico para o Setor Juventude na Região Episcopal Ipiranga, motivou os jovens a assumir as dores de Cristo que se expressam no sofrimento dos irmãos e irmãs que vivem em vulnerabilidade social. Ele recordou, também, a necessidade de colocar em oração as famílias vítimas dos deslizamentos e chuvas que atingem as regiões do litoral paulista.

Cada estação da Via Sacra foi refletida por um grupo, pastoral ou movimento convidado, recordando as diversas possibilidades de defesa da vida, como proposto pela Campanha da Fraternidade 2020. Dentre os assuntos que foram apresentados, se destacaram a situação dos presidiários e suas famílias e das mães de filhos vítimas de violência. Parte da Via Sacra aconteceu nas ruas da comunidade Boqueirão, onde vivem inúmeras pessoas em vulnerabilidade social, com o objetivo de colocar em oração todas as situações em que a vida é fragilizada por diversos motivos. Os jovens que participaram demonstraram sincero desejo em incorporar as necessidades de cada pessoa que vive na comunidade em suas orações.

A caminhada seguiu pelas ruas do Jardim da Saúde até retornar à Paróquia Sagrada Família, onde os jovens participaram da celebração eucarística presidida por Dom Carlos Lema Garcia, Vigário Episcopal da Região Ipiranga. Em sua homilia, Dom Carlos recordou que a transfiguração do Senhor é uma possibilidade de contemplar a face de Deus e retornar para a realidade, onde somos vocacionados a exercer o Evangelho em nossas palavras e ações. A juventude da Região Episcopal Ipiranga renovou, através da Via Sacra, o seu compromisso quaresmal de penitência e oração em torno dos irmãos e irmãs que sofrem.