Santuário São Judas Tadeu acolhe milhares de fiéis no dia 28 de outubro

A A
Na quinta-feira, dia 28 de outubro, Festa Litúrgica de São Judas Tadeu, a movimentação dos fiéis no Santuário da Avenida Jabaquara foi intensa durante o dia inteiro.
Publicado em: 03/11/2021 - 14:15
Créditos: Departamento de Comunicação do Santuário São Judas Tadeu

Na quinta-feira, dia 28 de Outubro, Festa Litúrgica de São Judas Tadeu, a movimentação dos fiéis no Santuário da Avenida Jabaquara foi intensa durante o dia inteiro. A chuva prevista pelos meteorologistas não veio e os devotos puderam celebrar com tranquilidade, muita fé e esperança, agradecer e renovar pedidos de graças e bênçãos ao seu Padroeiro.

Foram celebradas 12 Missas, desde às 5h, até a última às 19h30, intercaladas na igreja nova e quadra da Obra Social do Santuário, para evitar aglomerações na entrada e saída das celebrações. Além disso, os fiéis utilizaram máscaras de proteção e álcool em gel em todas as dependências do Santuário. As confissões foram atendidas no Salão Dehon por 12 Padres até às 20h e as bênçãos na Sala São Judas por 5 Diáconos até às 21h. O encerramento foi com uma “live” musical com os Seminaristas Dehonianos, transmitida online, pelo Youtube e Facebook do Santuário São Judas Tadeu.

Números da Festa em 2021

A administração do Santuário estima que houve um aumento de 40% do público em relação ao ano passado, ou seja, aproximadamente 140 mil pessoas passaram pela igreja dedicada a São Judas Tadeu nessa Festa Litúrgica de 2021.

Em 2020, com as restrições vigentes devido a pandemia, a estimativa de público foi 100.000 fiéis. Já em anos anteriores (sem pandemia) o público itinerante do Santuário São Judas Tadeu nos dias 28 de Outubro chegava a superar o número de 250.000 fiéis. Isso segundo estimativas da polícia militar, guarda municipal e movimentação do metrô São Judas, que chegava a alcançar 300% do aumento de passageiros circulando na estação mais próxima ao Santuário nestes dias, comparado ao movimento habitual.

O número de fiéis foi crescente desde o início da Novena em preparação à Festa, de 18 a 26 de Outubro e na celebração da véspera, no dia 27. E, no dia da Festa, 28, superou as expectativas: foram acesas 5 toneladas de velas no velário do Santuário e realizadas 7 mil comunhões eucarísticas ao longo do dia, nas 12 celebrações, segundo os sacristães. Outros números foram as vendas de 1.000 unidades de pães de São Judas (artesanais) e 3.000 pedaços do tradicional Bolo de São Judas, vendidos do dia 25 ao dia 28 (até às 15h).

Além das missas presenciais, foram transmitidas pelo Facebook e Youtube as missas das 7h30, 12h, 15 e 17h. A missa das 9h foi ao ar pela TV Aparecida e das 17h, transmitida pela Rádio 09 de Julho 1.600 AM e redes sociais do Santuário. A Assessoria de Imprensa do Santuário acolheu, também as equipes de reportagem da Rede Vida, Rede TV, Canção Nova, TV Globo (G1), TV Pai Eterno, Rádio Jovem Pan, Agora SP, Diário do Transporte, Yahoo.

Dom Ângelo enfatiza a importância dos Sacramentos

No dia de São Judas Tadeu, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Ipiranga presidiu a celebração solene das 12h e concelebrou o Pe. Flávio Aparecido Alves,scj. Em sua homilia, Dom Ângelo ressaltou a importância da vivência dos Sacramentos, para que  Deus possa agir e fortalecer a fé em todos os momentos da vida cristã, tema da Novena e Festa de São Judas neste ano, tendo como lema: “Hoje, a Salvação entrou na tua casa” (Lc 19,9).

Na mesma semana, no domingo, dia 24 de Outubro, a Novena do período da tarde também foi celebrada por Dom Ângelo. Neste dia, o foco da celebração foi o Sacramento do Matrimônio, e o Bispo rezou com o povo, pedindo a São Judas sua intercessão por mais e santas vocações para a Igreja, partindo das famílias cristãs de hoje.

Dom Odilo afirma que Jesus está verdadeiramente no meio de nós!

Às 17h do dia 28, quem presidiu a celebração eucarística foi o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, com transmissão pela Rádio 09 de Julho 1.600 AM e redes sociais do Santuário. Na sua reflexão, Dom Odilo foi enfático ao dizer que quando nos reunimos, como nesse dia, com certeza Jesus está em nosso meio e que a Igreja nunca irá deixar de seguir a doutrina apostólica. Confira os principais trechos da homilia:

“Ele está no meio de nós! É a fé da Igreja, palavra de Jesus, que está de muitas formas no meio de nós quando nos reunimos em seu nome. Começamos na missa em nome da Trindade Santa, quando estamos reunidos na missa, em nome dele. Não é diverso do que quando ele estava na Galiléia, Judeia, em Jerusalém no meio do povo. Não fisicamente. Mas ele está sim presente, verdadeiramente, no meio de nós, e acompanha a comunidade dos discípulos dele, que somos nós. Ele continua a chamar a todos nós, para que continuemos a missão que ele deu aos apóstolos e que hoje cabe a nós. O Espírito Santo conduz a Igreja!

E quem nunca participa da Igreja e prefere caminhar sozinho? É batizado e está longe, não participa da vida da Igreja? Pode ter essa mesma certeza que Ele está no meio de nós? Pois é, que pena! Por isso o valor de caminhar com a Igreja, unidos à Igreja, na fé, na esperança e caridade. Esse é o jeito de sermos cristãos e estarmos unidos concretamente na vida da Igreja. Da nossa parte façamos aquilo que Jesus pediu para os discípulos fazer, chamar, contar pra todos, convidá-los a participar, trazendo-os para perto, para também possam experimentar a alegria do encontro com ele, do encontro e da salvação!

Jesus chamou os Apóstolos e sobre eles, sua pregação, edificou a Igreja. Essa é a oração de hoje, no dia de São Judas Tadeu e São Simão: que a Igreja permaneça firme e fiel na doutrina dos Apóstolos. Nossa Igreja é Católica, Apostólica e Romana. Nossa Igreja nunca se afastou da fé dos Apóstolos. Nós não inventamos a Igreja, mas temos a graça e o dom de participar da doutrina dos Apóstolos, da mesma fé daqueles que vieram antes de nós. A Igreja caminha no ensinamento dos Apóstolos que nos transmitiram a palavra de Jesus. Por isso precisamos confrontar quem prega por conta própria. Fala por conta própria? Hoje tem tanta gente dividindo, ao invés de unir, até mesmo dentro da Igreja... Jesus pediu para permanecermos unidos em seu nome, fiéis ao que ele ensinou e pregou.

Que na Festa destes Apóstolos, peçamos a Deus que una, fortaleça a Igreja toda. O Papa nos convoca a participarmos do Sínodo da Igreja como um todo. Sínodo significa “estar juntos”, “caminhar juntos”, no mesmo caminho de Jesus, unidos em comunhão, unidos na mesma preocupação pela vida, e a missão da Igreja do qual somos parte. Que o Espírito Santo nos ilumine, fortaleça no caminho de Jesus ensinado pelos Apóstolos. Que Deus abençoe a todos, pela intercessão de São Judas Tadeu e São Simão, que todos permaneçam unidos e alegres na fé, esperança e caridade!” concluiu o Arcebispo.

Gratidão dos Devotos

Vários testemunhos de graças alcançadas foram relatados pelos devotos ao longo do dia, como o de Mara Cristina Cardoso de Oliveira, que estava com seus pais, Benedicto de 79 anos e Aparecida de 74 anos, na igreja nova, e disse emocionada: “Meus pais tiveram Covid 19 em Abril do ano passado, ficaram internados, e eu pedi a intercessão de São Judas Tadeu pela saúde deles. Hoje estou aqui, agradecendo, com os dois presentes na celebração, pois eles ficaram completamente curados, sem sequelas.”

Ao final da celebração presidida por Dom Odilo, Janaína Carvalho tocava a imagem de Cristo no altar central da igreja vestida como São Judas e relatou: “Tive um problema de saúde grave, de corpo e mente, e minha mãe Marilene fez uma promessa a São Judas por mim. Fiz o tratamento, com muita fé e depois de 1 ano, estou curada. Pedimos e São Judas intercedeu em nosso socorro e hoje estou aqui, muito bem!”

Maria Rita Ribeiro Silva, que mora em Santa Catarina, veio ao Santuário bem cedinho distribuir 500 flores, em gratidão por uma grande graça: “No ano passado meu filho estava separado da mulher, que estava grávida, e eu pedi a São Judas que ele intercedesse a Deus para que reatassem o casamento. E eles voltaram! O filho nasceu e agora foi diagnosticado com autismo. Deus os uniu para cuidarem juntos do Valentim, que precisa muito dos pais juntos. Agradeço a São Judas Tadeu que intercedeu a Deus por essa grande graça!”

Dentre os muitos voluntários que ajudaram a Festa de São Judas acontecer no Santuário, alguns agradeceram graças alcançadas, como as amigas Rosália Pereira Lima de Sousa e Sônia Regina Moreira da Silva: “No dia 28 de Setembro estávamos juntas aqui, servindo. Eu estava com um problema sério, desabafei com a Sônia e rezamos, pedindo a intervenção de São Judas, e dissemos que se alcançássemos a graça de resolver esse problema, no dia 28 de Outubro, agradeceríamos juntas, de mãos dadas, diante da imagem de São Judas Tadeu. Graça alcançada, promessa cumprida!”

O Pe. Daniel Aparecido de Campos,scj, administrador paroquial interino do Santuário São Judas Tadeu, ressaltou que a Festa é um momento de fortalecer a fé: “Em tempos de dificuldade e sofrimento, precisamos de suporte. Partindo dessa necessidade é que decidimos manter o dia dedicado a São Judas como uma festa especial para fortalecer a saúde física e espiritual do nosso povo”, finaliza. Que São Judas Tadeu continue intercedendo a Deus por todos os que suplicam por seu socorro com fé e esperança!