Papa incentiva participantes de encontro católico-budista

A A
O Papa recebeu na manhã desta quarta-feira (24/06), antes do início da Audiência Geral, um grupo de participantes do encontro católico-budista em andamento em Castel Gandolfo.
Publicado em: 24/06/2015 - 11:30
Créditos: Redação, com Rádio Vaticano.

"Agradeço por esta visita que trago no meu coração, visita de fraternidade, de diálogo e também de amizade. E isto faz bem, isto é salutar. Neste momento histórico tão ferido pelas guerras, estes pequenos gestos são semente de paz e de fraternidade", declarou Francisco.

Encontro

“O diálogo entre católicos e budistas representa uma parte de nossa busca em andamento para compreender o mistério de nossa vida e a Verdade suprema", disse o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, abrindo na manhã desta terça-feira (23/06) o encontro que é promovido pela Conferência Episcopal dos Estados Unidos em parceria com o Movimento dos Focolares, em Castel Gandolfo, próximo a Roma. 

Participam do evento 46 católicos de várias cidades dos Estados Unidos e líderes budistas comprometidos com o desenvolvimento de uma colaboração fraterna com a Igreja Católica nesse país. O tema do encontro é “Sofrimento, libertação e fraternidade” e tem como objetivo desenvolver a colaboração recíproca a fim de enfrentar os problemas sociais das pessoas nas várias comunidades. 

Os participantes da conferência foram recebidos pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (24/06), antes da Audiência Geral. 

Em entrevista a Rádio Vaticano o teólogo especialista em estudo comparado de textos de várias religiões, Frei Leo D. Lefebure, disse “O projeto mais importante é o de ser amigos e ajudar o mundo. Consideramos os temas que ecoam nas tradições cristã e budista, sobretudo o sofrimento e o fim do sofrimento. Um aspecto do Buda é: ‘Ensino o sofrimento e o fim do sofrimento’. Podemos ver todo o caminho budista como a maneira para dar um nome ao que na existência humana caminha mal; ao modo em que causamos um sofrimento não necessário a nós mesmos. Então o Buda, como  bom médico, oferece a receita para um caminho que vai além do sofrimento. Católicos e budistas se diferem em muitos temas fundamentais. No entanto, as nossas virtudes e os nossos valores básicos muitas vezes se convergem em níveis muito elevados.”

Frei Lefebure menciona quantos trabalhos práticos do ponto de vista prático foram feitos neste âmbito “Houve uma boa colaboração, dentre elas o compromisso pela paz. Thích Nhất Hạnh foi aos Estados Unidos muitos anos atrás, durante o conflito no Vietnã, e estreitou amizade com pessoas como Thomas Merton, Martin Luther King Junior e Daniel Barragan. Existe uma história longa de encontros entre budistas e católicos contra a violência e em favor da transformação pacífica dos conflitos.”

"Durante muito tempo os budistas não viram dentro do mundo católico grande espaço para o diálogo teológico, mas isto está mudando, alguns cristãos e católicos exploraram profundamente as tradições budistas. Um certo número experimentou formas de meditação budista e descobriu que a sua vida como católico melhorou depois disso. Existem diferenças teóricas fundamentais, mas também ali é importante observar as áreas em que existem pontos de convergência" finalizou Frei Lefebure.