Papa Francisco chega nesta quarta-feira à Bolívia

A A
Depois de muita expectativa, finalmente Francisco chega nesta quarta-feira à Bolívia, que aguarda há 27 anos a visita de um Papa.
Publicado em: 08/07/2015 - 12:00
Créditos: Redação, com Rádio Vaticano.

Programação

A cerimônia de boas-vindas será realizada à tarde, no aeroporto internacional de El Alto, a escala internacional mais alta do mundo, a mais de quatro mil metros de altitude. Em La Paz, Francisco realizará a visita de cortesia ao Presidente Evo Morales e, na Catedral, encontrará as autoridades civis. À noite, o Papa deixará a capital em direção a Santa Cruz de la Sierra, o centro econômico boliviano.

Desigualdades

Desde  a visita de João Paulo II, o cenário político boliviano sofreu grandes transformações, mas no aspecto social, os desafios permanecem – visíveis nos rostos indígenas descartados pelo sistema. Caminhando pelos anéis concêntricos que compõem Santa Cruz, a imagem é de simplicidade, como uma cidade interiorana brasileira: poucos prédios e muitos sobrados mal conservados em estilo colonial. 

Com cerca de dois milhões de habitantes, é a cidade mais populosa do país, com mais de 500 anos de história. Situada no oeste da Bolívia, Santa Cruz é bem diferente da maior parte das cidades bolivianas nos Andes. Mas não esconde uma característica comum de toda a América Latina: o abismo entre ricos e pobres. Na periferia, luxuosos condomínios fechados se isolam das mazelas sociais, das crianças que mendigam pelas ruas.

Frutos evidentes

E é a esta sociedade desigual que o Papa deixará a sua mensagem. Depois de ressaltar o valor da família no Equador, de acariciar os idosos, de falar ao mundo acadêmico, a atenção de Francisco aqui na Bolívia se dirigirá aos movimentos sociais, reunidos em Santa Cruz para seu II Encontro Mundial, e aos encarcerados.