Seguir, Servir - Raul de Amorim

A A
16/09/2016 - 00:15

Lc. 8,1-3

O problema maior da Igreja não é como alguns pensam a realidade sociocultural e religiosa ou a falta de recursos econômicos e humanos. O que impede a Igreja de cumprir bem sua missão é a falta da missão. O desafio maior que recai sobre nossos ombros é a transformar as estruturas paroquiais em algo decididamente missionário. (DAp.370). A leitura de hoje nos ajuda a refletir sobre isso.

Lc. 8,1: Depois disso, Jesus percorria cidades e povoados pregando e anunciando a Boa Notícia do Reino de Deus. Os Doze iam com ele...

O início da leitura faz uma ligação com os últimos versículos do capítulo 7 onde Jesus é procurado por uma “pecadora”: Ele não condena, mas acolhe. No encontro com Jesus, uma força nova despertou dentro dela e a fez renascer.  Ele remove os obstáculos que impedem as pessoas de se renovarem e fazerem a experiência do amor de Deus.

No início do capítulo 8 Lucas descreve a situação: Depois disso: Jesus anda por toda a parte, pelos povoados e cidades. A expressão “seguir Jesus” indica a condição do discípulo e da discípula: procurar imitar o Mestre seguindo o seu exemplo. Lembra a proposta do Papa Francisco que deseja uma Igreja em saída, uma Igreja nas ruas, fora da zona de conforto.

Lc. 8,2: ...e também algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios...

O grupo que acompanha Jesus não é formado dos apóstolos citados em (Lc 6,13-16). Dele fazem parte também mulheres, o que chocava a sociedade da época. Jesus inspira um discipulado de homens e mulheres, iguais no desafio de se tornar conhecida sua Boa notícia dirigida às pessoas.

Maria Madalena fazia parte dos discípulos de Jesus, segui-o até a Cruz e, no jardim em que se encontrava o sepulcro, foi a primeira testemunha da ressurreição.  Apóstola dos apóstolos. A sua festa celebramos no dia 22 de julho. “Sete demônios” seria uma forma de falar sobre alguma doença atribuída aos espíritos (doenças nervosas?). O fato é que Madalena deixou seu nome marcado na tradição dos primeiros cristãos.

Lc. 8,3: ...Joana, mulher de Cusa, alto funcionário de Herodes; Suzana e muitas outras, que serviam Jesus com os bens que possuíam...

Nos evangelhos se conservam várias listas com os nomes dos 12 discípulos (apóstolos) que seguiam Jesus. Havia também mulheres que seguiam Jesus desde a Galileia até Jerusalém. O evangelho de Marcos define a atitude elas com três palavras: seguir, servir, subir até Jerusalém (Mc. 15,41) Numa época em que o testemunho das mulheres não era aceito como válido, Jesus escolhe as mulheres como testemunhas da sua morte, sepultamento e ressurreição.

Os primeiros cristãos não chegaram a elaborar uma lista destas discípulas que seguiam Jesus como fizeram como os homens. Mas os nomes de sete destas mulheres estão espalhados pelas páginas dos evangelhos:

1-Maria Madalena (Lc. 8,3)

2-Joana, mulher de Cusa (Lc. 8,3)

3-Suzana (Lc. 8,3)

4-Salomé (Mc. 15,40)

5-Maria mãe de Tiago (Mc. 15,40)

6-Maria, mulher de Cleófas (Jo. 19,25)

7-Maria, a mãe de Jesus (Jo. 19,25)

Em nossas comunidades as mulheres fazem parte ativa nas Pastorais e Movimentos. São devotas, lutadoras, abnegadas, guerreiras, despojadas. São servidoras da humanidade! O que seria da Igreja sem a presença das mulheres? Jesus acertou!!!