“MINHA CASA SERÁ CASA DE ORAÇÃO” - Raul Amorim

A A
23/11/2018 - 08:15

Lc. 19,45-48

Ainda temos muitos “mercadores” em nossas comunidades que colocam um monte de obstáculos para que as irmãs e irmãos não tenham acesso a Vida Nova oferecida por Jesus. Estão tirando algo que lhes pertence...

Lc. 19,45-46: Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores, dizendo-lhes: “Está escrito: Minha casa será casa de oração. Mas vocês a transformaram em abrigo de ladrões”

Os vendedores eram cambistas (qualquer israelita, rico ou pobre, ao atingir 20 anos, era obrigado a pagar meio Shekel também conhecido como siclo de prata equivalente a 11 gramas de prata) para o tesouro do Templo como oferta a Javé. O pagamento tinha que ser feito obrigatoriamente em moeda hebraica. Comercializavam também animais para o sacrifício.

Era conveniente que ficassem perto do Templo, porém a presença deles dentro do pátio do Templo tornava difícil o culto de adoração. Por isso, num gesto violento de autoridade, Jesus declara encerrado o expediente do Templo e põe fim ao culto da forma com este estava sendo realizado.

O gesto de Jesus não é propriamente uma purificação, mas expressa um julgamento do Templo, que tinha deixado de lado as exigências de justiça a todos aqueles que iam em peregrinação para cultuar Javé.

Para legitimar a sua ação Jesus recorre ao profeta Jeremias: “Este Templo, onde meu nome é invocado, será por acaso abrigo de ladrões? Estejam atentos, porque eu estou vendo tudo isso- oráculo de Javé”. (Jr.7,11). Jesus denuncia qualquer tipo de apoio religioso a violência e a injustiça. A fé não pode ser usada para explorar o povo e nem para sustentar os privilégios...

Lc. 19,47-48: E Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os chefes dos sacerdotes, os doutores da Lei e os chefes do povo procuravam matá-lo. Mas nãos sabiam o que fazer, pois o povo ficava atraído por ele, ao ouvi-lo falar.

É preciso dar ao Templo nova direção, para merecer efetivamente a condição de casa de Deus. É o que Jesus faz por meio do seu ensinamento, que causa raiva nas autoridades religiosas que controlavam aquele espaço. Mas o povo ficava fascinado com os ensinamentos.

Casa de Oração é antes de tudo lugar de encontro com irmãs e irmãos e também com Deus. Rezar junto é consequência de quem vive em comunhão e só está em comunhão com Deus e com os irmãos quem se doa, dando algo de si para os outros.  

Para refletir: Conhece casos de pessoas ou de instituições que se aproveitam da fé para se promover, dominar, oprimir, impor suas ideias e até mesmo se enriquece ou para levar uma vida mais fácil? Se Jesus aparecesse hoje e se entrasse na igreja ou no templo, o que faria?

P/ CEBI (Centro Estudos Bíblicos) Raul de Amorim Pires> raul4ap@gmail.com