Paróquia Santa Cruz de Itaberaba inicia grupo de Pastoral dos Migrantes

A A
Um novo espaço de acolhida, celebração e encontros para atender os migrantes foi inaugurado no dia 6, na Paróquia Santa Cruz de Itaberaba.
Publicado em: 17/03/2016 - 15:45
Créditos: Renata Moraes

Um novo espaço de acolhida, celebração e encontros para atender os migrantes foi inaugurado no dia 6, na Paróquia Santa Cruz de Itaberaba, no Setor Pastoral Freguesia do Ó. Ali foi instalada a Pastoral dos Migrantes na Região Episcopal Brasilândia.

Acolhidos pelo Padre Airton Bueno, pároco, e pelos membros da nova equipe, os migrantes latinos americanos presentes receberam do Pároco apoio ao trabalho iniciado.

Padre Airton destacou a importância da ação da Pastoral dos Migrantes, que juntamente com as outras pastorais já atuantes na Paróquia, dará testemunho de uma comunidade que sai de si mesma para ir ao encontro do outro.

Padre Antenor João Dalla Vechia, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz e assistente eclesiástico da Pastoral dos Migrantes na Arquidiocese de São Paulo, esteve na atividade com sete integrantes do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) de diferentes comunidades. O encontro foi marcado pela leitura de textos bíblicos, relatos da história de vida dos migrantes e músicas regionais.

Há 45 anos em São Paulo, a maranhense Darialva da Graça Linge, coordenadora da Pastoral dos Migrantes na Paróquia Santa Cruz, informou que haverá atendimento diário aos migrantes e imigrantes, com orientações, aulas de português e assessoria jurídica. “A Pastoral dos Migrantes da Paróquia Santa Cruz não se reduzirá ao aspecto assistencial, mas promoverá cursos, encontros de migrantes, celebrações, visitas. A comunidade é muito dinâmica no bairro com forte atuação da juventude”, expressou.

A nova pastoral já planeja organizar a celebração de Lava-pés da Semana Santa, com a participação de pessoas imigrantes, como sinal de serviço.