Crescer na Fé, meditando a Palavra de Deus

A A
03/09/2013 - 00:00

Na semana passada, tive a feliz oportunidade de pregar o retiro para o clero da Diocese de Lorena, e na próxima semana o Cardeal Dom Odilo, nosso Arcebispo, pregará o retiro para o seu clero da Região Episcopal Belém. O retiro espiritual é uma oportunidade cheia de graça para que a pessoa se dedique à meditação da Palavra de Deus; momento muito importante na vida de cada pessoa. Contudo, no nosso caso, o retiro acontece uma vez por ano; já imaginaram se o bispo, seu padre, um diácono dedicassem apenas um tempo anual para ler, meditar e rezar os sagrados textos da Bíblia? Seria muito triste, pois faltaria à vida do ministro ordenado e, de certo modo, à sua comunidade, o alimento que Deus oferece a todos os seus filhos e filhas: o Pão da Palavra. Esse alimento “é indispensável para formar o coração de um bom pastor, ministro da Palavra”, afirmaram os bispos reunidos no Sínodo sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja (outubro de 2008). Ao que Bento XVI acrescentou: “Bispos, presbíteros e diáconos não podem de forma alguma pensar em viver a sua vocação e missão sem um decidido e renovado compromisso de santificação, que tem um dos seus pilares no contato com a Bíblia”(Verbum Domini, 78). A Palavra de Deus é, portanto, sustento para a vida e a missão do ministro ordenado.

Mas a Bíblia é fundamental para sustentar vida da pessoa que foi batizada, e não somente a vida dos ministros ordenados, escolhidos do meio do povo que é, todo ele, “uma raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa” (1Pd 2,9). Por isso, para além de um retiro anual, somos convidados cada dia a tomar o Livro Sagrado em nossas mãos e a dedicar um tempo, ainda que não muito longo, à sua meditação. Caso seu tempo seja curto demais, sugiro que não mude o texto a cada dia, mas, por exemplo, tome o Evangelho do Domingo e medite-o ao longo da semana; é melhor pouco texto, mas com maior profundidade.

Fazendo isso, a sua fé, dom gratuito de Deus e ato livre da pessoa humana, “cresce continuamente, de modo especial, graças à escuta da Palavra de Deus e à oração” (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, n. 28). Vamos dar também esse passo: crescer na fé, meditando a Palavra de Deus, num clima de oração, deixando-a iluminar nossa vida, como fizeram os santos e as santas.

+ Edmar Peron,
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo
Vigário Episcopal para a Região Belém