Papa Francisco recebe Presidente dos EUA

A A
Primeiro encontro de Donald Trump com o Santo Padre, no Vaticano
Publicado em: 25/05/2017 - 18:45
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

Com um aperto de mão e a protocolar pausa para fotos, o Santo Padre recebeu na manhã desta quarta-feira, no Vaticano, o Presidente dos EUA, Donald Trump.

Acompanharam Trump uma delegação de 20 pessoas,  sua esposa, Melania, a filha mais velha, Ivanka, e o genro, Jared Kushner.

A audiência ocorreu na biblioteca privada, com portas fechadas, e durou 27 minutos. Segundo apurou a Rádio Vaticano, Trump teria dito que esta era uma ‘grande honra’.

Tradicionalmente, o Santo Padre presenteia os chefes de Estado que lhe visitam. A Donald Trumpo, Francisco ofereceu as edições em inglês da mensagem para o Dia Mundial da Paz 2017 - dedicada à não-violência -, assinada especialmente para o Presidente dos EUA; das exortações “A Alegria do Evangelho” e "A Alegria do Amor", sobre a família; e a Carta Encíclica “Laudato sí”, que aborda, dentre outras coisas, o meio ambiente.

 Francisco ofereceu também um medalhão do seu Pontificado com dois ramos de oliveira entrelaçados; simbolizando a paz que se sobrepõe à guerra.

O líder estadunidense também presenteou o Papa; uma coletânea dos cinco livros escritos por Martin Luther King e uma peça do monumento de granito que honra o ativista afro-americano em Washington e uma escultura de bronze. Um dos livros da coletânea, "The Strength to Love" (“A Força do Amor”, 1963), traz a assinatura de Luther King.

Trump também entregou uma cópia do discurso que o Papa fez em sessão do Congresso dos EUA em setembro de 2015, celebrando, na ocasião, o legado de Luther King.

O terço que a esposa de Trump levava às mãos foi abençoado pelo Papa e, quando a filha do presidente norte americano procurou Francisco para lhe dizer algumas palavras, o Santo Padre a escutou em cordial silêncio.

Após o encontro com o Pontífice, Trump e sua delegação, dentre ela, o Secretário de Estado, Rex W. Tillerson, e o conselheiro de Segurança Nacional, H. R. McMaster, se reuniram com o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, acompanhado por Dom Paul Gallagher, secretário do Vaticano para as relações com os Estados.